Para celebrar os 30 anos do Arsenal da Esperança, organização que abriga mais de mil pessoas em situação de rua em São Paulo, foi inaugurado, na terça-feira (21), o mural "Acolhida", do artista italiano Edoardo Ettorre. A imagem traz como simbolismo o gesto de uma pessoa que ajuda outra a se reerguer.
A obra foi concebida como "uma metáfora visual para proteção e humanidade compartilhada": significa "reconhecer a si mesmo, criar espaço e oferecer dignidade", explicou Ettorre, que já pintou cerca de 60 murais.
"O papel da arte urbana é um transmissor de mensagens fortes, especialmente de esperança, e aqui isso se torna ainda mais significativo", acrescentou o italiano, enfatizando a atuação direta de convidados, que participaram da criação da pintura.
"Envolver as pessoas do local onde pinto é sempre enriquecedor. Não se trata de uma relação entre patrão e empregados, mas sim de uma experiência que me enriqueceu muito, tanto humana quanto artisticamente", destacou Ettorre.
A iniciativa incluiu uma oficina com cerca de 15 convidados e uma visita guiada dedicada a São Francisco, símbolo de "ternura e amor ao próximo".
A vice-cônsul italiana em São Paulo, Marianna Haddad, que esteve presente na inauguração do mural, enfatizou o valor de "uma iniciativa que combina arte e compromisso social, fortalecendo os laços entre a Itália e o Brasil".
Já Lillo Teodoro Guarneri, diretor do Instituto Italiano de Cultura da capital paulista, também destacou a importância da colaboração entre os dois países em um projeto como este: "É uma iniciativa muito importante porque podemos oferecer, mas também receber muito mais. É uma experiência que nos enriquece profundamente, assim como os artistas".
Em uma cidade com aproximadamente 100 mil pessoas em situação de rua, Guarneri frisou que "conscientizar sobre contextos como esse é crucial: promover a cultura também significa incentivar a solidariedade".
"Queríamos criar uma obra que falasse até mesmo com aqueles que passam pelo Arsenal todos os dias sem saber", explicou o padre Simone Bernardi.
O evento também contou com a presença do deputado italiano Fabio Porta, que explicou à ANSA que o Arsenal é "um dos melhores exemplos de solidariedade italiana no mundo".
"Há 30 anos, [o Arsenal] acolhe mais de mil pessoas por dia graças a voluntários leigos e religiosos", disse Porta.
Ele observou que "não é por acaso que o presidente [da Itália] Sergio Mattarella escolheu o Arsenal para lançar uma mensagem no âmbito dos 150 anos da imigração italiana no Brasil", um sinal de continuidade "entre a história daqueles que chegaram fugindo da fome e o compromisso atual pelo acolhimento".
O mural "é a mais bela celebração desses 30 anos: o braço estendido do voluntário diz mais do que mil palavras", concluiu o parlamentar.