A surpreendente cantora pop com quem Ozzy fez dueto secreto

Artista americana gravou sua parte antes de ser alçada à fama — e há controvérsias sobre circunstâncias do lançamento da canção

23 nov 2025 - 10h30

A morte trágica de Ozzy Osbourne em julho trouxe uma série de revelações sobre o cantor. A mais recente é: o Príncipe das Trevas gravou um dueto com a Rainha do Pop.

Ozzy Osbourne em 1986
Ozzy Osbourne em 1986
Foto: Paul Natkin/Getty Images / Rolling Stone Brasil

Em um episódio recente do podcast Trying Not To Die (via Consequence), dois dos filhos do cantor, Jack e Louis Osbourne, se sentaram para conversar sobre o pai. Durante o papo, veio à tona que Ozzy fez um dueto com Madonna em uma música do Was (Not Was). Entretanto, a história é complicada.

Publicidade

Segundo Louis — filho do cantor com sua primeira esposa, Thelma Riley, Madonna ainda era desconhecida quando registrou sua participação na faixa de título "Shake Your Head", que também tinha vocais de Ozzy. Só que ela estourou entre a gravação e o plano de lançamento.

Ele explicou:

"Was (Not Was) fez um dueto com a Madonna. Foi escrito para Madonna e Was (Not Was), e foi quando o papai estava com tudo no começo dos anos 1980, e ela também. Aí ela estourou mais ainda e não deu autorização para lançarem."

A solução encontrada para finalmente disponibilizar a canção? Substituir Madonna pela atriz Kim Basinger:

"Quando Kim Basinger teve aquele momento grande na carreira de atriz no meio dos anos 1980, eles decidiram tentar fazer dela uma popstar também. Então gravaram com ela no lugar."

A versão de "Shake Your Head" com Kim Basinger saiu na compilação Hello Dad… I'm in Jail (1992). O single chegou ao quarto lugar nas paradas britânicas, mas sequer apareceu nas dos Estados Unidos.

Publicidade

Até viu a luz do dia

Curiosamente, um remix de "Shake Your Head" com os vocais de Madonna chegou a ser lançado no mesmo ano, na coletânea Now Dance 92 (1992). Segundo Don Was, líder do Was (Not Was), isso não foi acidental.

O músico falou em entrevista de outubro à Rolling Stone EUA:

"A gente percebeu anos depois que tínhamos Ozzy e Madonna em faixas paralelas, então demos para um mixador… e ele transformou em um dueto entre os dois."

https://www.youtube.com/watch?v=TrL25o_nUKc&list=RDTrL25o_nUKc&start_radio=1&pp=ygUMb3p6eSBtYWRvbm5hoAcB

Quanto ao motivo para não lançarem a versão com os vocais de Madonna originalmente, Was ofereceu uma narrativa bem diferente da revelada por Louis Osbourne. Segundo o músico, a Rainha do Pop foi a primeira vocalista a gravar a canção. Entretanto, apesar da banda ter achado sua performance ótima, não combinava com o som deles. Por isso, recrutaram Ozzy, que acabou sendo o único vocalista creditado na primeira encarnação da faixa.

Rolling Stone Brasil
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se