A lista de tretas envolvendo Fred Durst é bem comprida e data desde o período de maior sucesso do Limp Bizkit, na década de 1990. Felizmente, porém, o vocalista encerrou uma das mais infames confusões da sua carreira antes mesmo de encerrar sua agenda 2025 com show no Brasil.
A banda foi anunciada nesta quinta-feira, 11, como co-headliner do Summer of '99 and Beyond Festival de 2026. O evento foi criado pelo Creed, que será a outra atração principal da programação. Isso efetivamente põe fim à briga entre Durst e Scott Stapp, vocalista da outra banda citada, que durava desde 2000.
O Limp Bizkit será a atração no sábado, 18 de julho. O lineup do dia contará também com Cypress Hill, Sevendust, Kittie, Puddle of Mudd, Magnolia Park, The Pretty Wild, e Slay Squad.
Enquanto isso, o Creed será o headliner de domingo, 19 de julho. A programação do seu dia é formada por Bush, Mammoth, Candlebox, Hoobastank, Sleep Theory, Big Wreck, The Verve Pipe e Ashes of Billy.
Fãs que se inscreverem no site oficial do Summer of '99 and Beyond Festival terão acesso a uma pré-venda exclusiva no Ticketmaster na terça, 16 de dezembro, a partir de 13h (horário de Brasília). A venda geral começa dia 19 de dezembro, também via Ticketmaster.
Origens da treta entre Fred Durst e Scott Stapp
Tudo começou quando ambos os grupos estavam agendados para tocar num evento chamado Dysfunctional Family Picnic em junho de 2000. O Limp Bizkit começou seu show uma hora atrasado e antes da segunda música do set, Durst provocou Stapp.
Ele declarou (via Metal Hammer):
"Queria dedicar a próxima canção ao vocalista do Creed. Aquele cara é o ególatra, um babaquinha e está nos bastidores agora agindo como Michael Jackson. F*da-se aquele filho da p*ta!"
Após o show, Durst deu uma entrevista à MTV na qual reforçou suas críticas ao comportamento de Stapp. Por sua vez, o Creed respondeu que nunca se encontraram com o músico e ele estava tentando tirar o foco do atraso do Limp Bizkit, causado porque Fred estava insatisfeito da banda não estar numa posição melhor da programação do Dysfunctional Family Picnic.
Logo após esse incidente, o Creed criticou Durst publicamente por um episódio envolvendo o grupo de nu metal Taproot. A banda havia recusado assinar com a gravadora Interscope, onde Fred era vice-presidente sênior de A&R. O vocalista do Limp Bizkit então deixou uma mensagem de voz ameaçando os integrantes por causa da negativa, algo que Stapp e cia caracterizaram na imprensa como mentalidade de mafioso.
Após uma troca pública de insultos em 2000, Stapp desafiou Durst a uma luta de boxe para decidir a briga. O vocalista do Limp Bizkit recusou a oferta.