Pense em uma atividade que você repete diariamente. Pense em quanto tempo ela leva e no que significaria dedicar dois segundos a menos. O que você faria com esse tempo? Foi isso que se perguntaram os funcionários e técnicos da Estação Ferroviária Sul de Guangzhou (China). E o resultado foi espetacular: 48 trens a mais em circulação e 30.000 passageiros a mais nas linhas.
2 segundos: esse era o tempo que os funcionários e técnicos chineses da Estação Ferroviária Sul de Guangzhou tinham em mente. Era o grande objetivo. Durante mais de um mês, todos trabalharam com uma meta clara: reduzir em dois segundos o tempo necessário para limpar e preparar os trens que passam pela estação.
Zhong Miao, oficial de serviço de controle integral da Estação Ferroviária Sul de Guangzhou, explicou à imprensa chinesa que, após um mês e meio, conseguiram reduzir o tempo dessa tarefa de 58 para 56 segundos. O objetivo final, naturalmente, era que o trem permanecesse menos tempo parado.
Com as mudanças implementadas, os funcionários da estação conseguiram colocar 48 trens a mais em circulação em um único dia. Os dois segundos, que podem parecer insignificantes, permitiram aumentar o número de passageiros em mais de 30.000 pessoas.
Para alcançar isso, segundo os veículos de comunicação locais, os funcionários trabalharam com uma enorme quantidade de dados coletados por meio de numerosas câmeras (essa estação conta com uma sala de controle equipada com 208 telas). Com elas, analisaram quanto tempo os ...
Matérias relacionadas
Japão já sabe há muitos anos qual é o segredo para ter menos sujeira em casa