Oferecimento

Todos os cabos USB-C parecem iguais, mas um chip invisível decide como eles funcionam

Se, ao conectar seu celular ao carregador, ele estiver lento, é muito provável que gargalo não esteja no carregador, mas no cabo; O mesmo vale para a transferência de dados: chip e-Marker é componente essencial desses cabos.

26 jan 2026 - 12h13
Foto: Xataka

Existe um pequeno chip notável em nossos cabos USB-C, cchamado "e-Marker", que é particularmente importante. O motivo é simples: quando conectamos um cabo a um dispositivo, ele é responsável por indicar a esses dispositivos se o cabo suporta maior ou menor velocidade de transmissão ou carregamento, por exemplo.

Caos do USB-C está um pouco menos caótic

Os conectores USB-C dominam completamente o mercado. Embora tenham se tornado o canivete suíço para conectar todos os tipos de dispositivos e periféricos, não é fácil saber o que podemos fazer com um cabo quando o conectamos ao nosso celular ou laptop, por exemplo. É aí que entra o e-Marker (chip de identificação com marcação eletrônica), um componente fundamental, porém invisível, da conectividade de nossos dispositivos.

Publicidade

Um chip para identificar tudo

A especificação oficial do padrão USB-C indica claramente a função desse chip, que é responsável por mostrar quais capacidades o cabo em questão possui. O documento em que esse chip é discutido é o dedicado ao USB Power Delivery, a função de fornecer energia por meio desses cabos. Especificamente, os dados de identificação incluem:

TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações