Patrocínio

Teste: LG Optimus 3D proporciona nova experiência em smartphone

8 abr 2011 - 16h51
(atualizado às 17h44)

O primeiro celular 3D do mundo, o LG Optimus 3D, é peça única e rara no mundo dos smartphones. Se tivesse apenas uma câmera, seria mais um aparelho com tela grande. Com duas ¿ somadas ao recurso de reprodução de vídeos, fotos e jogos em três dimensões -, é uma nova experiência em celulares, se você gosta de 3D.

Internauta faz teste com câmera 3D de celular
Video Player

Recebemos para avaliação um protótipo do Optimus 3D. Apesar de parecer uma versão final, não é, e aqui vale alguns poréns: o software e o sistema operacional ainda estão instáveis, travam o aparelho por alguns momentos dependendo da função desejada, mas é possível experimentar os recursos 3D presentes no smartphone sem problemas.

Publicidade

A LG criou uma área chamada "3D Espaço" no Optimus 3D. Toque nela e, com o ponto de vista certo, o efeito 3D entra em ação. Esse "espaço" específico reúne as principais funcionalidades em uma interface tridimensional, com pequenos efeitos especiais de animação e de movimento. Ali estão atalhos para os jogos e aplicativos, ao YouTube 3D, galeria de fotos 3D, câmera 3D e um guia de uso.

Com um aparelho novo e com uma tecnologia até então inédita nos celulares, o guia de uso é mais que necessário no Optimus 3D antes de começar a brincar de verdade com o dispositivo. O aparelho não requer óculos especiais para ver os efeitos em três dimensões e usa um sistema de paralaxe para simular o efeito.

O guia explica como criar, compartilhar, conectar e ver os efeitos. De perto é ruim, o ideal indicado pela fabricante é encontrar um ponto focal entre 30 e 40 centímetros de distância. E, em qualquer modo "game, foto, vídeo, YouTube", o resultado 3D, aos olhos do observador, é sempre o mesmo: lembra os velhos livros 3D do passado - aqueles que você mexia a capa e o personagem se mexia. Divertido? Sem dúvida, mas pode cansar depois de algum tempo de uso (se a versão final vier com o joguinho de golfe, desafio alguém a acertar a bolinha na direção certa).

O Optimus 3D é, além de um equipamento para consumo de efeitos 3D, uma máquina para geração de conteúdo 3D. São poucos dispositivos hoje, no mercado, capazes de criar fotos e vídeos 3D. Na câmera digital (são duas lentes de 5 megapixels lado a lado), basta tocar no ícone 3D (no topo da tela) para ativar o recurso, tanto para fotos ou vídeos. Para ver em 3D, é preciso usar o próprio aparelho ou usar a saída mini-HDMI para ligar o Optimus 3D a um televisor 3D compatível (não era nosso caso). Detalhe interessante: ao fazer vídeos, é possível enviar direto para o YouTube, que identifica e marca o arquivo nesse formato (ao navegar pelo app do YouTube, vídeos em 3D recebem um símbolo especial - e funciona direitinho!)

Publicidade

Além do 3D, o Optimus 3D é um smartphone Android topo de linha. A LG colocou um processador dual-core de 1 GHz no aparelho (Texas Instruments OMAP4), uma das maiores telas do mercado (4,3 polegadas, com resolução de 800 x 480 pixels e o iPhone 4 tem tela de 3,5''), 8 GB de armazenamento interno e conectividade Wi-Fi e 3G. A LG promete para "breve" o lançamento do Optimus 3D no mercado brasileiro, mas não divulgou preço ainda.

Fonte: Zumo Notícias
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações