URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Quais as diferenças entre capas comuns e a capa Kindle?

Existem diferentes tipos de capas protetoras para o Kindle, com variações em tamanho, visual, materiais e mais

27 abr 2024 - 15h00
(atualizado em 28/4/2024 às 19h51)

As capas protetoras para o Kindle podem ser encontradas em diferentes tamanhos, materiais e estilos, e por isso pode ser um desafio encontrar o modelo certo. As diferenças entre as capas comuns e as capas Kindle mais avançadas podem também influenciar no preço, com opções que podem custar mais que o dobro em comparação com as opções mais simples.

Foto: Amazon / Canaltech
Capas para Kindle são vendidas em diferentes tamanhos e materiais (Imagem: Divulgação/Amazon)
Foto: Canaltech

As diferenças entre as características da capa Kindle em relação a capas comuns que você encontra para tablets em geral podem incluir:

Publicidade
  • Apoio para mãos: na parte traseira da capa, um apoio para a mão pode aparecer por meio de um elástico, o que aumenta o conforto após longas horas de leitura enquanto se segura o e-reader.
  • Suporte para superfícies: para quem não quiser segurar o produto durante todo o tempo de leitura, existem também as capas que colocam o Kindle na posição vertical em uma superfície lisa, como uma mesa.
  • Fecho magnético com auto hibernação: várias capas de Kindle têm um fecho magnético, que evita a exposição indevida da tela quando o produto está no bolso ou dentro de uma mochila. Além disso, o e-reader tem um mecanismo que ativa automaticamente o produto quando detecta que a capa foi aberta, o que pode aumentar a praticidade e economizar alguns segundos a cada uso.
  • Peso: existem algumas capas de Kindle classificadas como "ultra leve", que prometem manter uma experiência próxima do uso do produto sem a case.
  • Diferentes modelos de Kindle: a Amazon possui diferentes modelos de e-reader disponíveis para a compra, incluindo o Kindle de 10ª geração, de 11ª geração, ou versões mais avançadas como o Kindle Paperwhite e Oasis. Cada variante possui capas de dimensões diferentes, e é importante levar isso em consideração para não comprar o modelo errado.
  • Cores e personalização: mesmo que não faça tanta diferença na experiência de leitura, as capas do Kindle em diferentes cores e estampas também podem adicionar um visual mais personalizado ao produto.
  • Capas com bolsa: algumas capas do leitor digital ainda podem atuar como uma bolsa para guardar celular, fones de ouvido ou outros acessórios menores. Elas ainda oferecem proteção extra ao dispositivo, já que podem ser fechadas com um zíper ou outro mecanismo semelhante.
  • Capas à prova d'água: em alguns casos específicos, as capas podem ainda contar com algum nível de resistência contra água. É preciso tomar cuidado, já que elas não garantirão resistência completa, afinal isso não é previsto na construção do próprio Kindle — com exceção do Kindle Paperwhite e Oasis, que podem ser usados em piscinas ou outros lugares úmidos.

O Kindle precisa de capa?

Grande parte dos Kindles são utilizados com algum tipo de capa, mas o acessório não é necessariamente obrigatório. Mesmo assim, ele é recomendado para evitar alguns tipos de danos mais recorrentes ao dispositivo, como riscos ou amassados por conta de quedas, por exemplo.

No entanto, é importante lembrar que a capa tem um nível limitado de proteção, e pode não ser totalmente efetiva caso algo mais grave aconteça — como quedas de grandes alturas ou exposição à água em modelos que não são preparados para isso.

Em geral, o maior benefício da capa é a proteção da tela do Kindle, especialmente quando a case tem uma face frontal que pode ser fechada. Nestes casos, ela pode evitar que o display seja riscado por uma chave, caneta ou outro objeto pontiagudo.

Capas são opção para dar visual mais personalizado ao produto (Imagem: Divulgação/Amazon)
Foto: Canaltech

As outras vantagens da capa são mais voltadas para a parte de design, especialmente para quem considerar o Kindle um dispositivo de visual relativamente básico. Afinal, os acessórios são vendidos com diferentes texturas — como os modelos aveludados ou com materiais que imitam o couro, por exemplo —, e cores que fogem do tradicional preto.

Publicidade

O Kindle precisa de película?

Outra preocupação comum entre pessoas que usam o Kindle é a integridade da tela do dispositivo, já que um display com danos pode atrapalhar toda a experiência de uso do dispositivo. Para isso, existem películas que prometem oferecer uma camada extra de proteção ao display do e-reader, de forma semelhante às películas de celulares.

No entanto, é importante notar que o Kindle usa uma tecnologia de tela bem diferente dos celulares. Afinal, os smartphones costumam usar painéis com tecnologias como o LCD ou o LED, com pixels que podem se quebrar com relativa facilidade.

Por sua vez, o Kindle usa tecnologia de E Ink, que usa partículas energizadas para mostrar informações na tela, geralmente apenas com as cores preto ou branco. Além de entregar uma sensação mais próxima do papel, a solução também costuma ser mais flexível e resistente a quebras.

Por isso, o uso de películas no Kindle não é recomendado. Além disso, a Amazon já afirmou que seus produtos passaram por testes rigorosos de durabilidade durante o processo de desenvolvimento.

Publicidade

Película atrapalha touchscreen?

Uma potencial desvantagem de colocar uma película no Kindle é a possibilidade de estragar a experiência do produto, especialmente pelo fato de que ele tem uma tela fosca projetada para mostrar informações como um livro. Ou seja, se for colocado um acessório brilhante, por exemplo, grande parte do atrativo do produto será perdido.

Além disso, uma película mal colocada pode atrapalhar o próprio funcionamento do e-reader, ao interferir na tecnologia de touchscreen. Se este for o caso, o produto poderá passar páginas por conta própria, ou mesmo deixar de responder a toques com os dedos.

Quanto tempo dura um Kindle?

Com ou sem capa protetora, Kindles costumam ser dispositivos com vida útil bastante longa. Inclusive, é bastante comum que eles continuem funcionando por bem mais tempo em comparação com os smartphones, por exemplo.

Acessórios podem manter Kindle em uma posição vertical na mesa (Imagem: Divulgação/Amazon)
Foto: Canaltech

Afinal, celulares possuem um grande vilão de durabilidade: a bateria. Como o Kindle tem um gasto energético bem mais baixo (e autonomia que pode chegar a semanas), é comum que ele não perca grande capacidade de retenção de carga ao longo dos anos.

Publicidade

Além disso, as melhorias tecnológicas entre cada geração do Kindle não são tão bruscas. Na prática, isso significa que um e-reader comprado há anos não fica tão defasado em relação aos modelos mais novos.

Como cuidar bem do Kindle

Para que um Kindle possa durar por bastante tempo, é necessário que ele seja tratado com cuidado. Para isso, é recomendado seguir algumas dicas:

  • Use uma capa protetora: esse tipo de acessório pode proteger o Kindle de danos físicos como riscos e amassados, por exemplo.
  • Mantenha o produto limpo: manter o Kindle livre de poeira ou outras sujeiras é importante para que ele continue funcionando bem, especialmente se a porta USB-C ou micro USB de carregamento estiver limpa.
  • Cuidado com umidade: Assim como acontece com diversos outros dispositivos eletrônicos, não é recomendado que o Kindle seja exposto a condições do ambiente que fogem do natural. Portanto, é melhor deixar ele longe do banheiro durante os banhos, e distante de locais com temperaturas extremas.
  • Não deixe parado na gaveta: manter o Kindle em funcionamento pode otimizar a saúde da bateria, além de incentivar uma frequência saudável de leitura.

Fonte: GoodEReader, The Big Tech Question

Trending no Canaltech:

É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações