O primeiro robô humanoide a se tornar monge budista estreou no Templo Jogye, em Seul, na Coreia do Sul, nesta quarta-feira, 6. Uma cerimônia foi realizada no local, que é a sede da maior ordem budista do país e reuniu sacerdotes em volta do participante inusitado.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O robô, de 1,3 metro de altura, usou trajes cerimoniais que são tradicionais da religião, nas cores cinza e marrom da ordem.
Segundo informações da agência Reuters, o robô juntou as “mãos” e se curvou diante dos monges ao ser questionado sobre sua devoção a Buda e aos ensinamentos. Ele respondeu usando a voz que se dedicaria a ambos. No fim, ele recebeu um rosário de 108 contas e o nome budista Gabi, palavra que deriva do nome Sidarta e do termo coreano para “misericórdia”.
Para adaptar a situação ao robô, os cinco preceitos do budismo foram modificados para a realidade de uma máquina. As versões incluem respeitar a vida e não causar danos, não danificar outros robôs e objetos, seguir orientações humanas sem contestar, não agir ou falar de maneira enganosa, e economizar energia sem sobrecarregar a bateria.
South Korea's first humanoid robot monk made its debut at Jogye Temple in Seoul, ahead of Buddha's birthday. Gabi, the 130-centimeter-tall robot, wore a traditional grey-and-brown Buddhist robe and stood before monks as it pledged to devote itself to Buddhism pic.twitter.com/NDzDANRkhl
— Reuters (@Reuters) May 6, 2026
O responsável por assuntos culturais da Ordem Jogye, Seong Won, informou que as plataformas de inteligência artificial (IA) Gemini, do Google, e ChatGPT, da OpenAI, foram consultadas na elaboração dos princípios.
O evento tem um significado simbólico para a ordem. À agência de notícias coreana Yonhap, Seong Won disse que espera que os preceitos sejam considerados princípios básicos, não só para os budistas, mas para que a sociedade possa coexistir com os robôs.
A ideia de incluir um robô humanoide nas celebrações surgiu há cerca de três anos, quando esse tipo de tecnologia passou a ganhar visibilidade na Coreia do Sul. Gabi deve participar do festival de lanternas Yeondeunghoe, previsto para o final deste mês, em comemoração ao aniversário de Buda.