No México, as unidades habitacionais são comuns. São terrenos caracterizados por serem conjuntos de moradias com espaços e infraestrutura comuns que, em geral, se distinguem por serem prédios com apartamentos. Outra de suas particularidades é que, nelas, vivem pessoas de todas as idades, formando uma comunidade de vizinhos variada.
Pelo menos na capital, o ritmo de vida costuma ser desgastante e exaustivo. Isso, somado à falta de civilidade e empatia que geralmente ocorre nessas comunidades, muitas vezes acaba virando uma dor de cabeça por causa das atitudes de aposentados e pessoas com mais de 70 anos. Mas a Geração Z foi além: levou esse estresse para o digital.
Os grupos de WhatsApp
Atualmente, é quase um protocolo que você seja adicionado a um grupo criado com a ideia de agilizar a comunicação entre os vizinhos. E, se você já foi incluído em algum, provavelmente já sabe para onde isso vai. Informar se houve algum problema com a luz, a água ou simplesmente avisar que deixaram um pacote em nome de alguém ausente virou uma panela de pressão.
O que antes era um diálogo nas escadas ou um bilhete na porta se transformou em um amontoado de mensagens passivo-agressivas. Mais do que resolver um conflito, trata-se de uma tentativa de expor o problema para todos e, ao mesmo tempo, fazer com que quem reclama se sinta apoiado pelos demais vizinhos. Uma ferramenta digital que transfere a negatividade das redes sociais para o dia a dia.
Fornecer seu número de telefone acaba gerando uma ...
Matérias relacionadas
Jeff Bezos coloca a Blue Origin para competir com a Starlink. Sua arma: muito mais velocidade