Patrocínio

Orgão regulador chinês investiga Microsoft por monopólio

29 jul 2014 - 08h35
(atualizado às 09h03)
<p>Ex-CEO da companhia, Steve Ballmer teria dito a funcionários que devido à pirataria, a Microsoft gerava menos receita na China do que na Holanda</p>
Ex-CEO da companhia, Steve Ballmer teria dito a funcionários que devido à pirataria, a Microsoft gerava menos receita na China do que na Holanda
Foto: Getty Images

Um regulador chinês disse nesta terça-feira que está conduzindo uma investigação antimonopólio contra a Microsoft, pois a empresa não revelou totalmente informações sobre seu sistema operacional Windows e sobre a suíte de programas Microsoft Office.

A Administração Estatal para Indústria e Comércio da China está investigando um vice-presidente e gerentes seniores da empresa americana e fez cópias dos contratos e balanços financeiros da companhia, disse o regulador em seu site.

Publicidade

A Microsoft é uma das maiores companhias dos Estados Unidos a ser investigada pelos reguladores chineses à medida que eles intensificam a supervisão em uma aparente tentativa de proteger companhias e consumidores locais.

A agência reguladora disse que obteve documentos, e-mails e outros dados de servidores e computadores da empresa americana, acrescentando que não pôde concluir a investigação uma vez que a Microsoft disse que alguns de seus funcionários-chave não estavam na China.

A empresa fundada por Bill Gates é suspeita de ter violado a lei antimonopólio da China desde junho do ano passado por problemas com compatibilidade, empacotamento e autenticação de documentos, disse o comunicado.

O anúncio da Administração Estatal, um dos três reguladores antitruste da China, vem à tona um dia após autoridades da agência terem feito visitas súbitas a escritórios da Microsoft em Pequim, Xangai, Guangzhou e Chengdu.

Publicidade

A investigação está envolta em mistério, com advogados e especialistas do setor questionando quais violações a Microsoft pode ter cometido na China, onde o tamanho de seu negócio é insignificante.

Segundo relatos, o ex-presidente-executivo da companhia, Steve Ballmer disse a funcionários em 2011 que, devido à pirataria, a Microsoft gerava menos receita na China do que na Holanda, mesmo apesar de as vendas de computadores se igualarem às vendas nos Estados Unidos.

Saiba quem são os bilionários da tecnologia

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações