Oferecimento

O que é a AWS e por que sua queda afeta tantos sites e aplicativos

Amazon Web Services apresentou instabilidade. Sistema conecta empresas a milhões de usuários de apps e plataformas online

20 out 2025 - 09h09
(atualizado às 11h12)
Resumo
A instabilidade na Amazon Web Services (AWS) nesta segunda-feira, 20, afetou globalmente o funcionamento de sites, aplicativos e serviços digitais, incluindo plataformas populares, devido à falha em sua infraestrutura de computação em nuvem. Entenda o que é a empresa e quais são seus serviços.
Amazon Web Services oferece serviços digitais para empresas e hospeda milhares de aplicativos. Sistema apresenta instabilidade nesta segunda-feira, 20
Amazon Web Services oferece serviços digitais para empresas e hospeda milhares de aplicativos. Sistema apresenta instabilidade nesta segunda-feira, 20
Foto: Kabir Jhangiani/NurPhoto via Getty Images

A Amazon Web Services (AWS), divisão de computação em nuvem da Amazon, apresentou instabilidade nesta segunda-feira, 20, provocando um “apagão” que afetou sites, aplicativos e serviços digitais em diversas partes do mundo. A falha gerou milhares de reclamações e interrompeu o funcionamento de plataformas populares como Snapchat, Venmo, Fortnite e Prime Video.

A AWS é uma infraestrutura digital baseada em computação em nuvem — um sistema que armazena e processa dados pela internet, sem depender de servidores físicos locais. Na prática, ela conecta empresas a milhões de usuários de aplicativos e serviços online.

Publicidade

Lançada em 2006, a AWS é controlada pela Amazon, gigante americana do comércio eletrônico e tecnologia fundada por Jeff Bezos. Desde então, a plataforma se tornou a principal fonte de lucro da companhia.

Quais serviços ela oferece

A AWS fornece mais de 200 tipos de serviços digitais, entre eles:

  • Computação e armazenamento de dados, usados para manter sites e aplicativos no ar;
  • Bancos de dados e ferramentas de análise para processar grandes volumes de informação;
  • Inteligência artificial e machine learning, usados para personalizar recomendações e automatizar sistemas;
  • Redes, segurança e hospedagem de aplicativos, permitindo que empresas operem globalmente com estabilidade.

As empresas pagam por assinatura ou conforme o uso — o que reduz custos e amplia a capacidade de operação sob demanda. Isso permite, por exemplo, que plataformas de streaming, e-commerces e bancos digitais aumentem rapidamente seu alcance sem precisar investir em infraestrutura própria.

Como funciona

A AWS é voltada principalmente a empresas e organizações, mas seu impacto chega ao usuário comum por meio dos aplicativos e sites que ela sustenta. Quando alguém acessa uma plataforma hospedada na AWS, os dados trafegam por servidores da Amazon localizados em datacenters distribuídos em vários países.

Publicidade

Segundo um relatório da HG Insights, publicado em 2025, a AWS detém cerca de 30% do mercado global de infraestrutura em nuvem, atendendo mais de 4 milhões de clientes em todo o mundo, de startups a grandes corporações.

Queda no sistema

A empresa informou que a instabilidade foi causada por uma falha técnica ainda em investigação. Em comunicado publicado na página de status do serviço, a AWS disse que “está trabalhando em vários caminhos paralelos para acelerar a recuperação”.

Enquanto isso, usuários e empresas relataram dificuldades para acessar sistemas internos, realizar pagamentos e usar ferramentas online integradas à nuvem da Amazon.

A interrupção teve alcance global, com relatos de falhas em diferentes regiões das Américas, Europa e Ásia. No Brasil, consumidores e companhias que utilizam aplicativos hospedados na AWS também relataram lentidão e quedas de conexão.

Publicidade

Procurada, a Amazon direcionou o Terra para a página de status da AWS, sem comentar o caso.

O problema teria sido resolvido ainda nesta manhã, segundo o site. "Aplicamos diversas mitigações em diversas Zonas de Disponibilidade (AZs) na US-EAST-1 e ainda estamos enfrentando erros elevados para novas inicializações de instâncias do EC2. Estamos limitando a taxa de inicialização de novas instâncias para auxiliar na recuperação. Forneceremos uma atualização às 7h30 PDT ou antes, se tivermos informações adicionais", diz o status da empresa.

Fonte: Portal Terra
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações