Oferecimento

Nuvem da Amazon sofre apagão e derruba apps e plataformas pelo mundo

Amazon Web Services confirma a falha e diz estar trabalhando para restabelecer operações

20 out 2025 - 07h24
(atualizado às 11h12)
Resumo
Serviços populares como Snapchat, Fortnite, Facebook e Prime Video enfrentaram instabilidade global nesta segunda-feira devido a falhas na Amazon Web Services (AWS), que afirmou estar trabalhando para resolver o problema.
Serviços da Amazon e outras plataformas enfrentam instabilidade global nesta segunda-feira
Serviços da Amazon e outras plataformas enfrentam instabilidade global nesta segunda-feira
Foto: Algi Febri Sugita/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Diversos serviços online registraram instabilidade na manhã desta segunda-feira, 20, afetando usuários de plataformas como Venmo, Snapchat, Fortnite, Facebook e Prime Video, devido a um problema com a Amazon Web Services (AWS), serviço de computação em nuvem da Amazon. O problema teria sido resolvido ainda nesta manhã, segundo a empresa.

De acordo com o site Downdetector, que monitora falhas e interrupções na internet, o problema na AWS atingiu usuários em várias partes do mundo. O site recebeu mais de quatro milhões de relatos de problemas apenas nesta manhã — mais que o dobro dos 1,8 milhão de relatos recebidos normalmente a cada dia.

Publicidade

Em comunicado publicado em sua página oficial de status, a AWS confirmou a falha e afirmou que já identificou a causa do problema.

“Estamos trabalhando em vários caminhos paralelos para acelerar a recuperação”, informou a empresa. A Amazon acrescentou que alguns clientes podem enfrentar dificuldades para criar ou atualizar casos de suporte.

“Recomendamos que continuem tentando novamente as solicitações que falharam. Continuaremos a fornecer atualizações assim que tivermos mais informações para compartilhar”, diz a nota.

Horas antes, a AWS havia dito ter identificado "uma possível causa para as taxas de erro das APIs do DynamoDB na região US-EAST-1 (Leste 1 dos EUA)".

Publicidade

De acordo com a BBC News, Canva, Snapchat, Duolingo e Roblox são alguns dos serviços afetados. No Reino Unido, foram registrados problemas em aplicativos de bancos e até mesmo na HM Revenue and Customs (o órgão da receita britânica).

Veja a lista dos serviços afetados a seguir:

  • Snapchat
  • Zoom
  • Roblox
  • Clash Royale
  • My Fitness Pal
  • Life360
  • Clash of Clans
  • Fortnite
  • Canva
  • Wordle
  • Signal
  • Coinbase
  • Duolingo
  • Slack
  • Smartsheet
  • PokemonGo
  • Epic Games
  • PlayStation Network
  • Peloton
  • Rocket League

Especialistas dizem que é pouco comum que diversos sites caiam ao mesmo tempo por causa de apenas uma única interrupção de serviço, mas que isso pode estar ficando mais frequente porque muitas plataformas usam o mesmo provedor para seus serviços.

Procurada, a Amazon direcionou o Terra para a página de status da AWS, sem comentar o caso.

O problema teria sido resolvido ainda nesta manhã, segundo o site. "Aplicamos diversas mitigações em diversas Zonas de Disponibilidade (AZs) na US-EAST-1 e ainda estamos enfrentando erros elevados para novas inicializações de instâncias do EC2. Estamos limitando a taxa de inicialização de novas instâncias para auxiliar na recuperação. Forneceremos uma atualização às 7h30 PDT ou antes, se tivermos informações adicionais", diz o status da empresa.

Fonte: Portal Terra
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações