Oferecimento

O dia em que uma cidadezinha decidiu explodir uma baleia e fez chover entranhas na população

Florence, nos EUA, celebra todos os anos o dia em que toneladas de baleia podre foram lançadas sobre seus próprios cidadãos

14 jan 2026 - 14h25
(atualizado às 15h13)
Foto: Xataka

Uma das histórias mais exageradas e gore que você pode ouvir na vida também é uma das mais engraçadas, porque, para variar, não envolve o sofrimento de nenhum ser vivo — e sim uma série de decisões infelizes e um desconhecimento sistemático das leis da física. É a história da baleia explosiva do Oregon, um evento absurdo que acaba de completar 55 anos… e que ainda é comemorado.

Em 12 de novembro de 1970, os engenheiros da Oregon Highway Division, órgão responsável pelo tráfego rodoviário, se depararam com um dilema inusitado na praia da pequena cidade costeira de Florence: dar um destino a uma baleia cachalote morta de oito toneladas que já estava há três dias se decompondo sob o Sol. Após consultar a Marinha sobre técnicas de demolição, a equipe decidiu aplicar ao cadáver uma solução direta e desastrosa: meia tonelada de dinamite (vinte caixas), na esperança de pulverizar o cetáceo. As gaivotas cuidariam de limpar os restos.

Publicidade

O conselho acabou não sendo dos melhores. Os fuzileiros navais deram orientações sobre demolição com explosivos, que era a especialidade deles, mas ninguém consultou biólogos marinhos ou especialistas em fauna costeira. Walter Umenhofer, um empresário local com experiência militar, avisou Thornton de que vinte caixas de dinamite eram excessivas: ele recomendava vinte cartuchos individuais ou, caso contrário, uma quantidade muito maior para pulverizar completamente o tecido orgânico. Seu conselho foi ignorado.

Boom

A detonação, às 15h45, provocou um ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Publicidade

Aceitamos que o esporte é um "remédio" para o corpo; agora, a ciência está descobrindo seus efeitos colaterais

Nova IA japonesa rastreia jogadores usando apenas imagens da TV e promete revolucionar transmissões nos Estados Unidos

Vai viajar? Trump impõe nova barreira rigorosa para entrada de brasileiros nos EUA

Pouca gente sabe: nova função escondida do Android revela o que seus amigos estão ouvindo agora

Em 2014, um voo da Malaysia Airlines desapareceu sem deixar rasto; doze anos depois, vão procurá-lo novamente... pela terceira vez

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se