Sergey Mikhaylovich Brin cofundou o Google dentro de uma garagem alugada junto com seu amigo Larry Page em 1998. Foi presidente de tecnologia da empresa entre 2001 e 2011. Perdeu mais de US$ 1 bilhão no ano passado, e ainda assim é um dos homens mais ricos do mundo. Tudo antes de completar 40 anos - em uma ascensão meteórica como poucas outras na área de tecnologia. Sergey Brin comemora seu 39º aniversário nesta terça-feira.
Filho e neto de matemáticos, Sergey nasceu na União Soviética em 1973 e, aos seis anos, imigrou para os Estados Unidos. Sua mãe era uma cientista da Nasa. Seguindo o exemplos dos pais, ele trilhou o caminho da educação nos EUA e conheceu Larry Page durante um Ph.D. na Universidade de Stanford. Eles desenvolveram um sistema de buscas revolucionário no dormitório da faculdade. O programa fez tanto sucesso que eles suspenderam seus estudos para criar o Google.
Além dos negócios, Sergey é ativo na área acadêmica. Formado em Matemática e Ciências da Computação pela Universidade de Maryland, concluiu um Mestrado na Universidade Stanford, onde cursou o Doutorado. Ele é membro da Academia Nacional de Engenharia dos Estados Unidos e publicou diversos trabalhos acadêmicos, alguns também em parceria com Larry Page.
Durante seu período como presidente no Google, Sergey se concentrou na área de tecnologia, enquanto Larry Page se focava em produto. Page assumiu o cargo de diretor executivo (CEO) na empresa novamente em 2011 e Brin passou a chefiar projetos especiais - incluindo um laboratório secreto conhecido como Google X, segundo alguns boatos. Entre os projetos desenvolvidos no laboratório estão os óculos de realidade aumentada chamados Project Glass, aparelho que permite que o usuário use realidade aumentada para receber informações virtuais em tempo real, além de fazer videochamadas e tirar fotos.
Sergey é ainda um benfeitor, responsável por doar grandes somas à pesquisa sobre o mal de Parkinson desde que descobriu uma mutação genética em seu DNA que o predispõe a sofrer da doença. Ele pratica mergulho, yoga e acrobacia para reduzir a probabilidade de desenvolver o mal, descoberto graças à fundação 23andMe, de sua esposa Anne Wojcicki. Sergey possui uma fortuna estimada em US$ 18,7 bilhões.
Desde a garagem de uma residência na Califórnia utilizada como escritório por Larry Page e Sergey Brin, o Google percorreu um longo caminho: tornou-se a maior companhia de pesquisa na internet, emprega 30 mil funcionários e é considerada um dos lugares mais disputados para se trabalhar no Vale do Silício.