O Apple Watch é um dos relógios inteligentes mais populares do mundo, mas muita gente têm relatado um incômodo inesperado associado ao uso do dispositivo: irritação na pele. Vermelhidão, coceira e pequenas lesões no pulso têm levado muita gente a suspeitar de alergia ao metal do dispositivo. No entanto, na maioria dos casos, o problema não está no relógio em si, mas em outros fatores, como o material da pulseira, umidade, atrito e higiene inadequada. A seguir, entenda o que pode estar por trás dessas reações e veja como evitar.
Nem sempre é alergia: suor, atrito e material da pulseira podem irritar a pele
Lesões avermelhadas e escamosas na área onde o relógio entra em contato com a pele geralmente são atribuídas a uma suposta alergia ao metal. Mas, segundo dermatologistas, a causa mais comum é a chamada dermatite de contato irritativa. Ela surge quando suor, umidade, resíduos de sujeira e bactérias ficam presos entre a pele e o relógio, especialmente quando o acessório é usado durante muito tempo ou muito apertado.
Mesmo pulseiras que visualmente parecem confortáveis, como as esportivas, podem contribuir para o problema. O material usado em algumas delas, como elastômeros e componentes acrílicos presentes em adesivos e acabamentos, pode causar irritação em pessoas mais sensíveis, principalmente quando combinado com calor e fricção constante. Em casos como esse, a pele reage não por uma alergia, mas devido uma irritação mecânica e química acumulada ao longo do tempo.
Isso não ...
Matérias relacionadas
Em meio ao iminente fim dos carros conectados, o Google tenta tranquilizar os consumidores