Oferecimento

Monitor 360º e novos chips Intel: as inovações para computador da CES

Da Raptor Lake-S ao monitor dobrável da LG, veja as maiores novidades de computação do evento de tecnologia em Las Vegas

3 jan 2023 - 17h44
(atualizado às 18h43)
Especificações da linha de processadores Raptor Lake-S da Intel são muito parecidas com a série K
Especificações da linha de processadores Raptor Lake-S da Intel são muito parecidas com a série K
Foto: Reprodução

A CES (Consumer Electronics Show), maior feira de tecnologia do mundo, já começou a anunciar algumas novidades sobre notebooks, laptops e monitores especiais no evento. A LG inova com um monitor 360º, a Intel trouxe como destaque sua 13ª geração de processadores, a Raptor Lake-S. Já a Dell veio com um monitor Ultrasharp 32, que promete 6K de resolução.

Se você ainda não conseguiu acompanhar essas novidades, confira os lançamentos do evento, que começa oficialmente nesta quinta-feira (5) e vai até domingo (8), em Las Vegas (EUA).

Publicidade

Intel Raptor Lake-S, de 13ª geração

Uma opção para custo-benefício, a Intel apresentou sua 13ª geração do Raptor Lake-S, com chips de consumo base de 65W e sem suporte ao overclocking. Com frequências de 5,6 GHz, o lançamento mantém as qualidades da série K, lançada em setembro, mas foca no público que deseja melhor preço.

As especificações são muito parecidas com a linha do ano passado, mas com algumas mudanças: 24 núcleos e 32 threads que aumentam a capacidade de memória cache (deixando o computador mais ágil); limitação de um clock máximo em 5,6 GHz ao invés de 5,8 GHz (ou seja, um pouco menos rápido que os K), e limitação do overclocking tradicional (ou seja, impede que se force o chip para ir mais rápido do que é capaz). 

A linha de requerimentos do Intel Evo foi mantida, definindo a conectividade avançada com Wi-Fi 6E e portas Thunderbolt 4, bateria de longa duração com suporte a carregamento rápido e webcam Full HD integrada.

Monitores dobráveis em 360º, da LG

O mecanismo de dobradiças da tela foi pensado para diminuir as "rugas" das áreas críticas
Foto: LG

Voltadas para notebooks, celulares e outros aparelhos, a LG mostrou na CES suas telas dobráveis em até 360º, com durabilidade maior que 200 mil manipulações. 

Publicidade

Com a tecnologia OLED e diagonal de apenas oito polegadas, a tela terá um mecanismo de dobradiça pensado para minimizar suas “rugas” nas áreas críticas. 

Ultrasharp 32, da Dell

Monitor Ultrasharp 32, que promete 6K de resolução
Foto: Reprodução

A Dell, uma das marcas mais reconhecidas no setor de notebooks, estará apresentando seu monitor Ultrasharp 32, que promete 6K de resolução, 150% a mais do que oferecem seus rivais que adotam o 4K. 

A tela será compatível com Macs e usuários de Windows, e é direcionada principalmente para profissionais gráficos. 

Ela ainda possui painel IPS Black, que resolve uma das maiores críticas recebidas por esse tipo de tela: o baixo contraste. Seu sistema é totalmente voltado para as videoconferências, tanto que a empresa já recebeu até certificação da plataforma Zoom. 

A tecnologia do monitor conserva os amplos ângulos de visão (178º), mas dobra o contraste para 2000:1, contra os 1000:1 tradicionais. 

Publicidade

Processadores Alder Lake-N, da Intel

Os chips são compostos pela marca Intel Processor com um Core i3 mais simples e até oito núcleos
Foto: Reprodução/Creative Commons

Depois das linhas Pentium e Celeron,  a Intel apresentou agora também os processadores Alder Lake-N, identificados como “série N”. Os chips são compostos pela marca Intel Processor com um Core i3 mais simples e até oito núcleos, o que acena para grandes avanços. 

A Intel garante que a combinação proporciona 28% de melhor desempenho e uso geral, além de 70% de melhora na configuração de quatro núcleos usada pelo processador Intel N200. 

Fonte: Redação Byte
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se