Patrocínio

Metaverso em avanço e casas inteligentes: o que esperar da CES 2023

A Consumer Electronics Show, maior feira de tecnologia do planeta, acontece em Las Vegas a partir de 5 de janeiro

2 jan 2023 - 17h44
(atualizado em 3/1/2023 às 05h00)
Edição de 2023 da CES será realizada em Las Vegas
Edição de 2023 da CES será realizada em Las Vegas
Foto: Reprodução /Twitter - @GaryShapiro

A edição de 2023 da Consumer Electronics Show (CES), que acontece em Las Vegas entre os dias 5 e 8 de janeiro, promete muita novidade. Segundo a organização da feira, mais de 100 mil pessoas são esperadas no evento que volta a ser totalmente presencial (após dois anos de formato híbrido por conta da pandemia de covid-19) e ocupará um espaço de 2 milhões de metros quadrados.

Ativações relacionadas ao metaverso, realidade aumentada e à Web 3.0. devem marcar presença na feira. Empresas como a própria Meta, SonyHTC, Magic Leap, QualComm e Vuzix devem se adiantar e expor suas novas tecnologias do ramo.

Publicidade

A expectativa é que as gigantes da tecnologia corram para antecipar novidades no ramo enquanto a Apple não lança o seu próprio headset de realidade virtual, o que deve ocorrer ainda em 2023. A empresa OVR, que prepara formas de transmitir aromas por meio de ambientes virtuais, também deve atrair atenções.

OVR prometeu novidades na CES 2023
Foto: Reprodução/Instagram

A tendência "smart" nos lares também dita os rumos da CES 2023. Companhias como LG, Samsung, Sony e TCL devem apostar em televisões de última geração, além de sistemas de integração de elementos domésticos como luzes, fechaduras, câmeras e eletrodomésticos variados. 

O Matter, sistema de conctividade smart criado pelo consórcio entre Amazon, Apple, Google, Samsung e outras empresas, deve trazer as novidades mais relevantes.

Do lado dos computadores e laptops, as marcas Dell, Asus e Lenovo provavelmente virão com as novidades mais quentes, principalmente no que se refere a hardware e acessórios para o mundo gamer. Nvida, AMD e Intel devem trazer novos processadores e placas de vídeo. 

Publicidade

Se até pouco tempo atrás eles eram vistos com certa estranheza, hoje os acessórios e peças de roupas inteligentes jão são parte da rotina de muita gente e também devem aparecer na feira de tecnologia. A Garmin, marca de relógios para atletas, devem apresentar um novo modelo com sensores mais precisos e mais ferramentas de análise de saúde e atividade física.

CES terá lançamento de anel smart voltado ao público feminino
Foto: Movano

A empresa de saúde Movano lançará na CES o seu anel inteligente voltado para mulheres, o Evie. A promessa é que o acessório de design arrojado traga informações de saúde em tempo real voltadas ao público feminino. 

Carros também devem ser destaque na feira de tecnologia, com modelos elétricos dominando a categoria. A Stellantis deve apresentar o conceito Peugeot Inception, uma nova diretriz de design para os modelos da companhia. Também será mostrado os protótipos de carro e quadricículo elétricos da Aska, do Vale do Silício.

A Sony, que tem se movimentado no ramo de carros elétricos, pode aproveitar a CES para anunciar frutos de sua parceria com a Honda. Enquanto isso, a Zoox, uma empresa de carros autônomos comprada pela Amazon em 2020, deve trazer atualizações sobre seus veículos já existentes.

Publicidade
Modelo do estande do Grupo Stellantis
Foto: Reprodução/Twitter

Os celulares não devem ser protagonistas da CES 2023. Isso porque, com o passar dos anos, Apple, Samsung, Xiaomi e Motorola optaram por eventos próprios de lançamento dos aparelhos. Para quem curte jogar no celular, é possível que alguma novidade seja apresentada pela americana Razer, especializada em produtos gamers. 

Além de estandes de marcas, palestras de grandes líderes e executivos do ramo da tecnologia serão o foco. Lisa Su (CEO da AMD), Oliver Zipse (presidente do conselho administrativo da BMW), Carlos Tevaras (diretor executivo da Stellantis) e Ed Bastian (CEO da Delta Airlines) são alguns nomes. 

Fonte: Redação Byte
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se