Oferecimento

iPhone 17: veja tudo o que sabemos sobre o novo celular da Apple

Novo modelo deve estrear cores, recursos de gravação e ter processadores mais rápidos

14 ago 2025 - 09h10
(atualizado em 15/8/2025 às 18h16)

Os novos iPhones podem estar há menos de 30 dias de serem lançados pela Apple - com a empresa, tradicionalmente, lançando seus modelos em setembro. Às vésperas do anúncio oficial, a expectativa é de ver grandes novidades tanto no design quanto na parte interna do aparelho, em quatro possíveis versões: o iPhone 17, 17 Air, 17 Pro e 17 Pro Max.

Uma das principais novidades da linha 17 é a substituição do modelo Plus pelo iPhone 17 Air, no qual foi desenhado para ter espessura ultrafina de 5,5 milímetros e o chip A19, segundo o site Mac Rumors. A Apple ainda não anunciou o dia oficial do lançamento.

Publicidade

O Estadão listou as possíveis novidades do iPhone 17. Veja lista a seguir:

iPhone 17 Air

A gigante deve apresentar um modelo ultrafino, que até agora é chamado de iPhone Air. O nome, embora não confirmado de maneira oficial, se refere a um aparelho de 5,5 milímetros (sem incluir o relevo das câmeras) - que pode ser o mais fino já lançado pela Apple.

Já o iPhone 17 Pro Max deve ser um pouco mais largo do que todos os modelos anteriores.

Novas cores

A gigante também deve aumentar as opções de cores do seu modelo básico. Além do tradicional preto e branco, é possível que novas cores incluam o cinza aço (Steel Gray), verde, roxo e azul claro. Já o iPhone 17 Air pode estar disponível em azul claro e dourado claro - parecido com um bege -, além de preto e branco.

Publicidade

O modelo Pro deve receber a cor mais chamativa da edição: o laranja. Embora o rumor da cor inédita contrarie uma tendência da marca em escolher tons sóbrios para seu maior celular, ele ainda sugere que a família Pro receberá a opção azul, além das já existentes preto, branco (ou vidro líquido) e cinza.

Telas maiores

Dos quatro novos iPhones, dois foram desenhados com telas maiores. O iPhone 17 terá uma tela de 6,27 polegadas - o mesmo tamanho do iPhone 16 Pro. Já o ultrafino Air terá 6,6 polegadas de tela, ou seja: tamanho que fica entre o modelo básico e o Pro Max, de acordo com o Mac Rumors.

Câmeras traseiras

O design com três câmeras traseiras em formato triangular deve seguir no iPhone 17 Pro. Essa distribuição dos sensores fotográficos começou no iPhone 11 e é usado até hoje.

Uma novidade que afeta todos os modelos topo de linha da Apple é uma nova câmera telefoto mais poderosa, equipada com um sensor de 48MP. Isso fará com que os dispositivos premium sejam os primeiros a receber um sistema com essa capacidade.

Publicidade

As outras configurações das câmeras se manterão iguais às apresentadas na linha de 2024, segundo o Digital Chat Station. Isso significa que os modelos serão equipados com um sensor ultrawide de 48MP e um periscópio de 48MP capaz de aumentar o zoom em cinco vezes.

O modelo padrão ainda será equipado com duas câmeras verticais posicionadas em formato de pílula.

Câmera de selfie

Os rumores sugerem que as câmeras de todos os novos modelos do iPhone passem de 12 para 24 megapixels, o que significa fotos mais nítidas e detalhadas. Mais megapixels também possibilita cortar (dar zoom ou recortar) a foto sem perder qualidade.

Além disso, a lente teria seis elementos em vez de cinco, o que ajudaria a deixar as imagens mais claras e precisas.

Design traseiro

Uma renderização 3D vazada no começo do ano por Jashank Bhatia mostrava um novo módulo traseiro que cobria toda a área superior do celular. Desse modo o formato triangular das câmeras era mantido na esquerdam enquanto o flash e um sensor ficam na direita.

Porém, ainda resta saber se a posição das câmeras, o afastamento da luz de flash e dos sensores têm motivações técnicas ou apenas estéticas.

Publicidade

Telas mais rápidas

A gigante de Tim Cook deve expandir o ProMotion para todos os modelos do iPhone 17, o que permite atingir uma taxa de atualização de até 120 Hz para rolagem e reprodução de vídeos. Na última versão dos celulares da Apple, apenas a versão Pro tinha esse recurso.

O ProMotion também daria melhor eficiência para a taxa de atualização dos novos aparelhos. O resultado é uma bateria que dura mais e permite que a tela esteja ativa para exibir o relógio, widgets, notificações e papel de parede.

Mudanças no material do chassi

Este ano, a Apple deve apresentar o iPhone 17 Pro e 17 Pro Max com estrutura de alumínio, com uma parte traseira em vidro que preserve o suporte ao carregamento sem fio MagSafe. O modelo básico também deve ser feito em alumínio, enquanto o 17 Air pode ser o único a ter chassi de titânio.

Desde o iPhone X, em 2017, todos os modelos de smartphone topo de linha da Apple apresentaram estrutura em aço inoxidável ou titânio.

Publicidade

Tela antirreflexo

Espera-se que uma nova camada de tela antirreflexo resistente a arranhões seja apresentada. O modelo Air e as versões tradicionais, porém, não devem contar com essa tecnologia.

Atualmente, os iPhone têm revestimento oleofóbico para repelir impressões digitais e Ceramic Shield.

Novo chip Wi-fi 7

A tendência é que seja a primeira vez que os modelos mais caros tenham um chip Wi-fi 7 desenvolvido pela Apple. Esse novo tipo de conexão usa, ao mesmo tempo, três "faixas" de sinal (2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz) quando conectado a um roteador compatível. Isso significa internet mais rápida, mais estável e com menos interferência.

Memória RAM expandida

A expectativa é que a linha Pro, Pro Max e Air passem dos 8GB de RAM atuais para 12GB. Os rumores indicam que o iPhone 17 base continue com os 8GB.

Qualquer aumento de RAM deve resultar em melhor desempenho multitarefa do dispositivo, além de fornecer recursos adicionais para ferramentas de inteligência artificial (IA).

Mudanças na ilha dinâmica

Os novos celulares apresentarão uma interface de usuário da ilha Dinâmica redesenhada. De acordo com rumores da indústria, o iPhone 17 Pro Max poderia ter uma área de Ilha dinâmica menor em comparação com seus antecessores. Caso a mudança seja confirmada, será a primeira alteração no recurso desde que foi introduzido, no iPhone 14.

Publicidade

Processadores mais rápidos

A Apple deve lançar o iPhone 17 e o iPhone 17 Air com um novo processador chamado A19, e os modelos mais caros (iPhone 17 Pro e Pro Max) com uma versão superior, o A19 Pro.

Os processadores seriam de 3 nanômetros de terceira geração, uma tecnologia de fabricação avançada que permite colocar mais componentes minúsculos dentro do chip. O resultado é maior eficiência do celular.

Desempenho térmico aprimorado

A linha do iPhone 17 pode ganhar um sistema especial para resfriar o aparelho. Com câmara de vapor para dissipar o calor de forma uniforme dentro do celular, o mecanismo evita o superaquecimento e a queda de desempenho.

Novos recursos de gravação de vídeo

Outro rumor é que o iPhone 17 e 17 Pro Max vão permitir gravar vídeos com a câmera da frente e traseira de forma simultânea, sem precisar de aplicativos extras.

Publicidade

Além disso, a Apple teria testado a gravação em 8K, o que permitiria filmar com a câmera Ultra Wide e cortar metade da imagem (o que mantém a gravação em 4k).

Carregamento sem fio mais rápido

Todos os modelos da nova família de iPhones devem ter carregamento sem fio mais rápido com até 25 watts, mesmo com carregadores de outras marcas compatíveis.

Hoje, carregadores em fio de terceiros chegam no limite de 15 watts. Apenas o dispositivo oficial da Apple atinge os 25W nos iPhone mais recentes.

Isso será possível porque o iPhone 17 deve usar um novo padrão de carregamento sem fio, o Qi 2.2, uma versão moderna e eficiente do atual Qi2.

TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações