Existem histórias tão improváveis por aí que são difíceis de acreditar— e a do jabuti Donatello é uma delas. Encontrado em fevereiro de 2025 sob o piso de uma casa em Itacajá, no nordeste do Tocantins, o animal pode ter passado cerca de dez anos soterrado, sobrevivendo em condições extremas. Após o resgate, ele foi levado ao Centro de Fauna (Cefau), em Palmas, onde passou por um longo processo de reabilitação. Segundo o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), foram precisos sete meses de exames, tratamento no casco e readaptação comportamental até que o jabuti-piranga fosse devolvido à natureza.
Uma suspeita de infiltração revelou jabuti vivo após passar quase dez anos preso embaixo de piso
Pode parecer impossível um animal sobreviver tanto tempo preso em um lugar apertado, com pouca iluminação e recursos quase mínimos, mas isso de fato aconteceu, e a descoberta de Donatello aconteceu de forma totalmente inesperada. Moradores de uma casa em Itacajá chamaram um pedreiro para investigar uma infiltração quando perceberam que parte do piso estava oca. Ao quebrar a cerâmica, eles se surpreenderam com a presença de um jabuti vivo que estava soterrado logo abaixo do chão.
Mas a pergunta que não quer calar é: como esse jabuti foi parar ali? A suspeita é de que o animal tenha chegado ao local quando ainda era um filhote, junto com um carregamento de terra usado em uma reforma realizada cerca de dez anos antes. Sem caminhos de entrada e com o baldrame da casa completamente ...
Matérias relacionadas
Robô testa seis gerações de iPhones e diz se chegou a hora de trocar o seu
China vendeu baterias baratas durante anos, mas no meio tempo, ninguém construiu uma alternativa