Na véspera do lançamento do canal do Vaticano no YouTube, o arcebispo Claudio Maria Celli, presidente do Conselho Pontifício de Comunicações Sociais, ressaltou a importância das novas tecnologias para a Igreja e afirmou que o papa Bento XVI tem simpatia pela internet.
» Vaticano terá canal próprio no YouTube
» Vaticano cria aplicativo com preces para iPhone
» Papa usa "internetês" para enviar SMS a jovens
» Vaticano adota sistema eletrônico de avaliação de funcionários
Celli disse que o pontífice vê com bons olhos o uso de novas tecnologias e reconheceu a importância de lançar mão de novas maneiras de chegar às pessoas.
"A entrada no YouTube não é algo indecoroso. É preciso entender esta medida como a vontade de ir em direção a todos os homens. O papa sabe os limites, os aspectos negativos ligados a estas ferramentas, mas sabe que, se os homens estão ali, é preciso ir ao encontro deles", disse à Radio Vaticano.
O acordo entre o Vaticano e Google será apresentado oficialmente nesta sexta-feira. Celli explicou que a medida tem o objetivo de estabelecer um "diálogo aberto" com as pessoas.
"O papa quer ir ao encontro das pessoas onde elas estiverem, para estabelecer um diálogo aberto, franco, sincero e amistoso", disse.
O arcebispo afirmou que será publicado um vídeo de Bento XVI falando sobre a 43ª Jornada Mundial das Comunicações Sociais, que terá as novas tecnologias como tema.
"Será uma mensagem positiva, na qual Bento XVI ressaltará sua simpatia pela internet", disse.
O papa também fará uma crítica à "obsessão" dos dias de hoje por mensagens de texto e salas de bate-papo.