A Intel lançou o Panther Lake, seu novo chip de IA para laptops na feira CES em Las Vegas, buscando tranquilizar os investidores sobre o primeiro produto fabricado com seu processo de fabricação de última geração, chamado 18A.
Jim Johnson, vice-presidente sênior e gerente geral do grupo de PCs da Intel, ofereceu detalhes técnicos sobre a primeira linha de chips Panther Lake da empresa, conhecida como Intel Core Ultra Series 3. Os chips apresentam um novo design de transistor e uma forma de fornecer energia ao chip graças ao processo de fabricação 18A da empresa.
No evento, o presidente-executivo da Intel, Lip-Bu Tan, afirmou que a empresa cumpriu sua promessa de lançar seus primeiros produtos com o processo de fabricação 18A em 2025, referindo-se aos chips Panther Lake.
Os chips Lunar Lake da geração anterior da Intel eram fabricados em grande parte pela TSMC. Os riscos para a Intel são altos: a empresa está produzindo seu primeiro produto em larga escala com o processo 18A e espera recuperar a participação de mercado perdida para a Advanced Micro Devices.
Johnson afirmou que a empresa criou um chiplet gráfico separado — um minichip interligado a outros minichips para formar um processador completo. Na segunda-feira, a Intel anunciou que os chips Intel Core Ultra Series 3 ofereceriam desempenho 60% superior ao da geração anterior, Lunar Lake Series 2.
A Intel planeja lançar uma plataforma para jogos portáteis baseada nos processadores Panther Lake ainda este ano, afirmou Johnson. Os PCs portáteis, projetados por diversos fornecedores, têm ganhado popularidade nos últimos anos. A Intel tem enfrentado dificuldades com o rendimento, ou seja, a quantidade de chips bons por wafer de silício, dos processadores Panther Lake, conforme noticiado pela Reuters no ano passado. Executivos da Intel afirmaram que o rendimento está melhorando mensalmente e que isso abrirá caminho para o lançamento ainda este ano.