Uma missão espacial que prometia homenagear a memória de 166 pessoas terminou de forma inesperada no fundo do oceano Pacífico. A cápsula Nyx Mission Possible, lançada em 23 de junho pela startup alemã The Exploration Company (TEC), perdeu comunicação durante o processo de reentrada na atmosfera e não conseguiu completar a última etapa da viagem: devolver à Terra as urnas funerárias enviadas ao espaço pela empresa americana Celestis.
As cinzas haviam sido enviadas à órbita da Terra em um serviço conhecido como "voo memorial". A proposta da Celestis, especializada nesse tipo de homenagem póstuma, é oferecer às famílias uma espécie de funeral interestelar.
Após algumas voltas ao redor do planeta, a cápsula retorna com os restos mortais, e os familiares recebem um vídeo com os principais momentos da missão. No entanto, essa foi a primeira vez que uma cápsula da empresa tentaria retornar à Terra.
Segundo a TEC, a Nyx completou duas órbitas ao redor da Terra e chegou a restabelecer contato após o blecaute típico causado pelo calor da reentrada. Mas a comunicação foi perdida novamente quando a cápsula se aproximava da superfície. "A partir de uma altitude orbital de 550 km, a cápsula reentrou com sucesso de forma controlada, com a comunicação restabelecida após o aquecimento máximo. No entanto, as comunicações foram perdidas a 26 km de altitude, pouco antes da fase que precede a abertura dos paraquedas", afirmou a empresa em publicação no LinkedIn.
'Honroso espalhamento no mar'
O CEO da Celestis, Charles Chafer, também confirmou a perda. "Como resultado deste evento inesperado, acreditamos que não será possível recuperar ou devolver as cápsulas de voo. Compartilhamos da decepção das famílias e oferecemos nossa mais sincera gratidão pela confiança", disse. Ele acrescentou ainda: "Lançados ao espaço, orbitaram a Terra, e agora descansam na vastidão do Pacífico, semelhante a um tradicional e honroso espalhamento no mar".
Além das urnas, a cápsula levava sementes e material vegetal de cannabis, como parte de um experimento chamado Martian Grow. A iniciativa busca estudar a viabilidade do cultivo da planta em microgravidade, com foco em possíveis futuras missões a Marte.
A TEC, que só havia lançado uma cápsula anteriormente, declarou estar analisando a falha e montou uma equipe independente para investigar o ocorrido. "As conclusões serão compartilhadas com nossos clientes, investidores e equipes internas", disse a empresa, que também pediu desculpas: "Pedimos desculpas a todos os nossos clientes que confiaram a nós suas cargas".
Apesar da frustração, as companhias envolvidas destacam os avanços alcançados. "Enquanto houve muitos marcos bem-sucedidos — lançamento, órbita e reentrada controlada — esta foi a primeira missão da Celestis projetada para retornar da órbita, e reconhecemos a bravura e a ambição exigidas de todos os envolvidos", escreveu Chafer. "Também reconhecemos que nenhuma conquista técnica substitui o profundo significado pessoal que este serviço tem para nossas famílias."
A fundadora e CEO da TEC, Hélène Huby, agradeceu à equipe e destacou os aprendizados obtidos. "Aprenderemos com a Mission Possible e melhoraremos, juntos como equipe. Expresso minha profunda gratidão aos membros da equipe da The Exploration Company, que estão demonstrando solidariedade, resiliência e compromisso excepcionais com o sucesso da nossa missão", declarou.
A Celestis, por sua vez, afirmou que continuará prestando apoio às famílias. "Estamos em contato com as famílias para oferecer apoio e discutir possíveis próximos passos — e esperamos que encontrem alguma paz ao saber que seus entes queridos fizeram parte de uma jornada histórica, lançados ao espaço, orbitando a Terra e agora descansando na vastidão do Pacífico, semelhante a um tradicional e honroso espalhamento no mar."
Custos elevados
Os voos memoriais espaciais oferecidos pela Celestis têm diferentes opções de trajeto. Os mais simples, com poucos segundos de microgravidade, custam a partir de US$ 3.495. Os mais caros, que incluem órbitas ao redor da Terra, da Lua ou envio ao espaço profundo, podem ultrapassar US$ 49.000.
"Todas as missões são conduzidas em estrita conformidade com as leis nacionais e internacionais, são fáceis de organizar e oferecem uma garantia de desempenho", afirma o site da TEC.