Durante anos, o Círculo Polar Ártico finlandês foi reinventado como um parque temático permanente de inverno, renas e aurora boreal, tornando-se um destino global para aqueles que buscam um Natal eterno e uma experiência cuidadosamente planejada em torno do mito do Papai Noel. Mas sempre há mais surpresas na casa do bom velhinho, e na Lapônia finlandesa um elemento inesperado acaba de chegar e que muda tudo: a Europa se rearmando.
Papai Noel e guerra
Rovaniemi, internacionalmente conhecida como a casa oficial do Papai Noel, é há anos um dos grandes ícones do turismo no Ártico europeu, um lugar onde o Natal se tornou uma indústria permanente e onde a experiência é cuidadosamente planejada para visitantes do mundo todo.
No entanto, neste inverno, a cidade passa por uma transformação silenciosa, mas profunda: além de trenós, safáris com renas e luzes natalinas, a capital da Lapônia finlandesa foi tomada por soldados da OTAN treinando para um cenário que até recentemente parecia impensável. Milhares de militares aliados passaram recentemente pela região para manobras em Rovajärvi, o maior campo de treinamento da Europa Ocidental, localizado a apenas 88 km da fronteira com a Rússia, tornando Rovaniemi um ponto-chave na nova arquitetura de segurança do norte da Europa.
A fronteira mais longa e sensível
O motivo desse destacamento é geográfico e estratégico. A Finlândia compartilha quase 1,5 mil km de fronteira com a Rússia, uma das mais longas e complexas de toda a Aliança ...
Matérias relacionadas
Trump está confiscando todas as importações desses pneus fabricados na Europa
Expectativa em torno de novo console: nos EUA, cubo discreto chegou a competir com PS5 e Xbox