Oferecimento

Facebook muda política de nome e permitirá pseudônimos

Drag queens de São Francisco e um parlamentar da cidade se reuniram com representantes do Facebook em setembro para exigir que o site mudasse

2 out 2014 - 11h11
(atualizado às 13h18)
Fotografía del logo de Facebook en un computador portátil en Ventura, 21 diciembre, 2013.  Facebook Inc informó que cambiará la política que exige que sus usuarios usen sus nombres verdaderos en la red social, tras la molestia generada por el bloqueo de cientos de cuentas, incluidas varias pertenecientes a drag queens que usaban sus nombres artísticos.
Fotografía del logo de Facebook en un computador portátil en Ventura, 21 diciembre, 2013. Facebook Inc informó que cambiará la política que exige que sus usuarios usen sus nombres verdaderos en la red social, tras la molestia generada por el bloqueo de cientos de cuentas, incluidas varias pertenecientes a drag queens que usaban sus nombres artísticos.
Foto: Eric Thayer / Reuters

O Facebook disse que irá mudar sua política que exige que os usuários utilizem seus nomes reais na rede social, após ter causado indignação com o bloqueio de centenas de contas, incluindo de drag queens que usam seus nomes artísticos.

O chefe de produtos da Facebook, Christopher Cox, pediu desculpas em um post na quarta-feira e disse que os usuários afetados poderiam voltar a usar seus apelidos. A maior rede de mídia social do mundo havia bloqueado um grande número de contas nas últimas semanas, incluindo centenas pertencentes a pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros.

Publicidade

"O espírito da nossa política é que todo mundo no Facebook use o nome autêntico utilizado na vida real. Para a irmã Roma, ele é irmã Roma. Para Lil Miss Hot Mess, este é Lil Miss Hot Mess", escreveu Cox, negando que a política da empresa exigia que usuários utilizassem seus nomes legais.

Drag queens de São Francisco e um parlamentar da cidade se reuniram com representantes do Facebook em setembro para exigir que o site mudasse sua política de proibir os usuários de usarem apelidos online.

O debate sobre o futuro do anonimato online é turvo nos círculos de tecnologia e o seu resultado terá profundas implicações para o uso da Internet em todo o mundo.

Em julho, o Google removeu restrições ao uso de apelidos em sua rede social, o Google+, curvando-se às exigências dos usuários por privacidade.

Publicidade

Quais dados o Facebook coleta de você? Conheça o que você concordou em fornecer

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se