A startup francesa Mistral AI lançou o Mistral 3, uma família de 10 modelos de inteligência artificial de código aberto que representa sua aposta mais ambiciosa até o momento. A empresa parisiense, frequentemente vista como a principal esperança da Europa para o desenvolvimento de IA, busca se diferenciar das grandes empresas de tecnologia americanas apostando na flexibilidade e na implementação em todos os tipos de dispositivos, em vez de potência bruta.
A família Mistral 3 inclui um modelo principal chamado Mistral Large 3, com 675 bilhões de parâmetros, e nove modelos compactos agrupados sob o nome Mistral 3 (em três tamanhos: 14 mil, 8 mil e 3 bilhões de parâmetros). Todos os modelos são distribuídos sob a licença Apache 2.0, permitindo o uso comercial sem restrições. O modelo Large também possui capacidade multimodal, sendo capaz de processar texto e imagens. Além disso, é multilíngue, com ênfase especial em idiomas europeus.
Por outro lado, os modelos Small podem ser executados em dispositivos com apenas 4 GB de memória, tornando-os perfeitos para laptops modestos, celulares e sistemas embarcados, sem a necessidade de conexão com a internet.
Por que a estratégia é importante?
Enquanto OpenAI, Google e Anthropic se concentram em sistemas fechados e cada vez mais poderosos com recursos de agentes, a Mistral tem se concentrado na amplitude e no escopo de seus modelos, na eficiência e no que o cofundador Guillaume Lample chama de "inteligência distribuída". Como ele disse...
Matérias relacionadas