Massachusetts, Estados Unidos. O segundo andar de um celeiro corre o risco de desabar por sustentar o peso equivalente a 11 automóveis. Mas no imóvel não há nenhum tipo de carro escondido, e sim um esquadrão de máquinas sem uso: mais de 2.200 computadores antigos.
Essa é a história de James Pellegrini, um aposentado de 69 anos que, durante a década de 1980, decidiu empreender no setor de tecnologia com um sistema de telefonia para empresas. Mas o destino teve outros planos: vender os dispositivos no eBay.
Como relatado pela Vice, Pellegrini guardou por mais de 23 anos um lote completo de PCs NABU, um modelo de computador lançado em 1983. Em teoria, seu projeto precisava de equipamentos classificados como "antigos", para não competir diretamente com Apple ou Microsoft.
Foi então que ele decidiu investir nos NABU. E como conseguiu milhares desses produtos? Comprando-os em liquidação por falência. Embora não tenha revelado o preço exato que pagou por todos os dispositivos em 1989, Pellegrini descreveu a compra como um "grande negócio".
O renascimento de um projeto fracassado
O tempo e o dinheiro investidos não deram frutos. Como o plano de Pellegrini não se concretizou, os equipamentos foram parar no celeiro de Massachusetts, propriedade de um de seus vizinhos. Ficaram lá, empoeirados, por mais de 20 anos, até que passaram a representar um risco para o local.
Durante seis semanas, Pellegrini se dedicou a mover as milhares de caixas praticamente abandonadas. O passo seguinte...
Matérias relacionadas
Torcemos que você não experimente essa novidade da Microsoft pessoalmente