Oferecimento

Enquanto metade do mundo busca alternativa a Taiwan, Jensen Huang é muito claro sobre a realidade: ela não existe

TSMC possui décadas de experiência, tecnologia e capacidade para fabricar melhores chips na era da IA ​​e da robótica Europa, China, Índia e EUA buscam alternativa, mas CEO da NVIDIA é claro: é preciso se adaptar e não tentar substituir a TSMC

19 jan 2026 - 12h10
(atualizado às 17h16)
Foto: Xataka

No mundo tecnológico, a IA nos Estados Unidos, os avanços em semicondutores na China e a explosão da robótica foram protagonistas nos últimos meses. Mas se há algo essencial para o funcionamento dessas indústrias, é Taiwan. No setor de semicondutores, Taiwan é quem divide o bacalhau, e seu diamante tecnológico é a TSMC.

Nesse contexto, o CEO da NVIDIA foi claro ao afirmar que não vale a pena gastar dinheiro buscando uma nova TSMC imediatamente, porque é algo que levará décadas para ser replicado.

Publicidade

Resiliência

A TSMC está prestes a completar 40 anos, sendo a empresa que fabrica para gigantes do setor de semicondutores como AMD, Apple, ARM, MediaTek, Qualcomm e a própria NVIDIA, entre muitas outras. São eles que possuem as máquinas mais avançadas da ASML europeia, que refinaram seus processos ao extremo e que até mesmo fabricantes com fábricas próprias, como Intel e Texas Instruments, utilizam.

É algo que afeta diretamente o usuário; prova disso é que um chip para celular fabricado pela TSMC não é o mesmo que um fabricado pela Samsung. A esses processos se soma uma capacidade de produção brutal que domina o setor. E, claro, buscando uma fatia desse mercado, diferentes países tentaram encontrar sua própria TSMC. No entanto, Jensen Huang, CEO da NVIDIA, comentou que os esforços para diversificar a produção devem ser feitos sob um olhar de resiliência, e não de substituição.

Não é preciso gastar desenfreadamente

Nos últimos meses, Europa e Estados Unidos começaram a expandir sua ...

Veja mais

Publicidade

Matérias relacionadas

EUA não precisaram atirar para entrar em Caracas, apenas de uma arma invisível e "ajuda" inesperada da Rússia

Adeus ao ar-condicionado: a invenção que dispensa gás e motor para gelar a casa quase de graça

Esqueça os médicos e advogados: bancos elegeram os novos donos do crédito fácil e eles trabalham com TI

Enquanto os Estados Unidos debatem a ameaça que a China representa para a IA, a China tem uma visão muito diferente

O plano dos EUA para conter a IA chinesa está fracassando; a Huawei está se tornando a "NVIDIA chinesa"

TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações