UE quer redução de 50% nas emissões para limitar aquecimento

6 jul 2009 - 13h23
(atualizado às 14h09)

O português José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia), espera que a cúpula que o G8 (os sete países mais desenvolvidos e a Rússia) inicia na sexta-feira propicie avanços num acordo contra a mudança climática. Em entrevista coletiva, Barroso disse que, para limitar o aquecimento do planeta, é preciso reduzir as emissões de gases poluentes em 50% até 2050.

Os países desenvolvidos têm a "responsabilidade especial" de "assumir a liderança" nesse processo, mas os países em desenvolvimento também têm que cumprir sua parte, destacou. Na cúpula que a ONU realizará em dezembro, em Copenhague (Dinamarca), os países-membros da organização terão que negociar um acordo substituto ao Protocolo de Kioto, cuja vigência termina no fim de 2012.

Publicidade

Como faltam cinco meses para esse encontro decisivo, ressaltou Barroso, é importante que a cúpula do G8 promova progressos "que facilitem um acordo em Copenhague". Também são necessárias, frisou o português, metas razoáveis que ajudem o mundo a diminuir a liberação na atmosfera de gases causadores do efeito estufa. Na entrevista, Barroso também classificou como "importante a grande mudança" ocorrida nos Estados Unidos (EUA), onde a Câmara de Representantes recentemente aprovou um projeto de lei para limitar as emissões de gases poluentes.

Outro ponto importante na cúpula do G8 será o debate da iniciativa sobre segurança alimentar, que prevê investimentos de US$ 12 bilhões em desenvolvimento agrícola ao longo de um prazo de três anos. Quanto às questões econômicas, o presidente da Comissão Europeia espera uma revisão nos acordos sobre regulação financeira selados em abril, durante a cúpula do G20 em Londres, e avanços nos preparativos para a nova reunião desse grupo, prevista para 24 e 25 de setembro, em Pittsburgh (EUA).

  
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se