Planeta do sistema solar tem ficado menor com o passar dos anos, indica pesquisa

Mercúrio teria encolhido devido ao resfriamento sustentado do planeta

21 ago 2025 - 15h38
(atualizado às 21h01)
Resumo
Pesquisa revela que o planeta Mercúrio encolheu de 2,7 a 5,6 km de raio ao longo de bilhões de anos devido ao resfriamento do planeta, com novo método podendo ser aplicado a outros astros.
Planeta mercúrio
Planeta mercúrio
Foto: Getty Images

O planeta Mercúrio está diminuindo de tamanho. O fenômeno não é novo, mas sim algo que vem ocorrendo nos últimos bilhões de anos e já foi documentado por diversos cientistas. Agora, um novo estudo assinado por Stephan R. Loveless e Christian Klimczak,  publicado no portal Advancing Earth and Space Sciences, revelou com mais precisão a dimensão dessa redução.

Mercúrio foi formado há cerca de 4,5 bilhões de anos e, desde então, já encolheu de 2,7 a 5,6 km de raio, informou o estudo compartilhado em 9 de agosto pelos cientistas da Universidade de Geórgia, nos Estados Unidos.

Publicidade

 Anteriormente, diversos outros pesquisadores tentaram calcular, mas sem precisão a mudança na superfície do planeta.

A dupla contou em entrevista ao portal IFLScience que optou por um método diferente utilizando a falha mais profunda conhecida em Mercúrio para parametrizar as perdas em dimensão.

O motivo por trás disso é o princípio de dilatação relacionado ao calor do Sol. Durante o período do dia em que ele fica exposto diretamente à estrela, os metais que compõem o interior do planeta ficam mais maleáveis, alterando sua forma nos momentos de frio extremo.

A temperatura 'de dia' pode chegar a 426,85 °C, mas 'de noite' pode chegar a até -173,15 °C.

Publicidade

Os pesquisadores defenderam que o método de cálculo utilizado por eles pode servir de exemplo para avaliar mudanças na geologia de outros planetas conhecidos no Sistema Solar e fora dele.

Fonte: Redação Terra
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações