Seca e desmatamento põem floresta amazônica está em risco

13 mar 2017 - 11h25
(atualizado às 16h41)

A floresta amazônica está em risco de cair em um círculo vicioso de seca e desmatamento provocado pela ação humana e pela redução das precipitações na região, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira na revista "Nature".

A pesquisa, liderada pela cientista Delphine Clara Zemp do Instituto de Pesquisa Climática de Potsdam (PIK, por sua sigla em alemão), foi realizada através de uma complexa e inovadora análise dos fluxos de água que permitiram aprofundar na estreita relação existente entre o desmatamento e a seca.

Publicidade
Imagem da floresta amazônica
Imagem da floresta amazônica
Foto: iStock

"Por um lado sabemos que a redução de precipitações aumenta o risco de desmatamento e, pelo outro, este desflorestamento pode intensificar a seca na região", manifestou Zemp.

"Por isso que quanto maior a seca, menor a floresta, e quanto menor a floresta, maior a seca e assim sucessivamente. As consequências deste círculo vicioso entre as plantas do solo e a atmosfera que as rodeia não estão claras", acrescentou.

Mas a cientista afirmou que este estudo "proporciona mais luz sobre esta questão, sublinhando o risco de que o desmatamento está diretamente relacionado com a redução de precipitações".

Embora a média de precipitações não varie drasticamente, a extensão das secas afetará o Amazonas e poderia finalmente se transformar em uma savana, segundo as previsões lançadas pela publicação.

Publicidade

"O ciclo de água no Amazonas é mistura de física e biologia, mas é além disso uma das maiores maravilhas da natureza", explicou o coautor Henrique M.J. Barbosa da Universidade de São Paulo (Brasil).

"Embora o ciclo seja muito poderoso, também é surpreendentemente suscetível às mudanças ambientais e a ação humana está impondo perturbações maciças no Amazonas pela poda de árvores e pelos gases do efeito estufa que reduzem a umidade e as precipitações e termina afetando até as partes inexploradas da floresta", detalhou.

Além disso, o estudo sustenta que uma das fortalezas que tem a floresta para resistir a esta ameaça é a diversidade na vegetação.

"Como cada espécie reage de uma maneira diferente, ter uma grande diversidade na vegetação pode significar que o ecossistema resista melhor", afirmou Marina Hirota da Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil), outra responsável pelo estudo.

"Preservar a biodiversidade se transforma não só em uma questão de amar a natureza, mas em um elemento estabilizador do sistema terrestre", concluiu.

Publicidade

Veja também

Milhares de filhotes de tartaruga ameaçada de extinção são soltos na Amazônia
Video Player
  
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações