Lander japonês SLIM sobrevive a outra noite na Lua

A agência espacial japonesa JAXA anunciou que seu lander SLIM despertou, mostrando que sobreviveu a mais uma fria noite na Lua

28 mar 2024 - 13h57
(atualizado às 16h54)

O lander SLIM, do Japão, surpreendeu cientistas mais uma vez. A agência espacial JAXA anunciou nesta quinta-feira (28) que seu módulo de pouso não só "acordou" outra vez na Lua como também transmitiu novas fotos para a Terra.

Foto: JAXA / Canaltech

No início da semana, os membros da missão declararam que iam tentar despertar o lander após o fim da noite na Lua. Agora, em uma publicação no X, o antigo Twitter, a JAXA explicou que "recebeu uma resposta do SLIM na noite passada, e confirmou que ele completou com sucesso sua segunda noite lunar". 

Publicidade

Os oficiais da agência espacial acrescentaram que, como o Sol ainda estava alto no céu e o equipamento do lander ainda estava quente, aproveitaram um curto período para tirar fotos da paisagem lunar e executar outras atividades.

Por outro lado, parece que o SLIM já começa a mostrar sinais de desgaste. "De acordo com os dados adquiridos, alguns sensores de temperatura e células de baterias não usadas estão começando a ter mau funcionamento", observaram. "Mas a maioria das funções que sobreviveu à primeira noite lunar foi mantida mesmo após a segunda noite lunar!", acrescentou a JAXA.  

O novo despertar da espaçonave é surpreendente, já que o módulo de pouso não foi criado para resistir ao frio da noite lunar. O lander Odysseus, da norte-americana Intuitive Machines, não teve tanta sorte quanto o SLIM. 

O módulo de pouso se tornou em fevereiro a primeira espaçonave privada a pousar na Lua, e sua equipe esperava que talvez pudesse voltar à ativa após a noite, mas isso não aconteceu. No sábado (24), a Intuitive Machines declarou que o Odysseus não retornou a tentativa de contato, o que indicou que sua missão chegou ao fim.

Publicidade

Sonda do Japão na Lua

O lander SLIM (sigla de Smart Lander for Investigating Moon) pousou na Lua em janeiro. Com o sucesso da descida, o Japão se tornou o quinto país a pousar uma espaçonave na superfície lunar com sucesso. O objetivo da missão é investigar o manto da Lua, a camada sob a crosta.

Só que o

SLIM desceu em um ângulo desfavorável

, e ficou com seus painéis solares voltados para o lado errado. A JAXA decidiu desativá-lo para economizar energia, mas felizmente, o SLIM voltou à ativa em fevereiro, quando o Sol brilhou na região onde está. 

Trending no Canaltech:

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se