Há 11 anos, 1º ônibus espacial partia para viagem final

16 jan 2014 - 09h00
Ônibus espacial Columbia lançado em 2003: acidente causou a desintegração da espaçonave e a morte de sete astronautas
Ônibus espacial Columbia lançado em 2003: acidente causou a desintegração da espaçonave e a morte de sete astronautas
Foto: Getty Images

O Columbia foi o primeiro ônibus espacial. Em 12 de abril de 1981, ele fez o primeiro lançamento de uma nave espacial reutilizável. Foi utilizado em uma missão que recolheu um satélite em 1990, pela primeira missão em órbita totalmente voltada a experimentos científicos. Mas a nave ficou conhecida por uma tragédia que começou em 16 de janeiro de 2003.

Naquele dia, eram lançados no Columbia sete astronautas - incluindo o primeiro israelense no espaço, Ilan Ramon. O objetivo da missão, novamente, era totalmente científico. Os tripulantes passaram 24 horas por dia em um laboratório dentro da espaçonave para experimentos em microgravidade.

Publicidade

No retorno, em 1º de fevereiro, o escudo térmico de uma de suas asas sofreu danos com o impacto de uma peça de espuma isolante que tinha se soltado do tanque externo da nave pouco após seu lançamento, duas semanas antes. O dano causou a desintegração da espaçonave e a morte dos astronautas.

Depois deste acidente, o governo do presidente George W. Bush decidiu pôr fim ao programa dos ônibus espaciais, embora tenha permitido aos três restantes voar até 2011 para dar tempo para concluir a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), cumprindo assim com os compromissos dos Estados Unidos com seus sócios.

A frota de ônibus espaciais ficou parada em terra durante quase um ano e o governo Bush avaliou seriamente por fim ao programa. Mas o presidente acabou cedendo às pressões dos parceiros internacionais para completar a ISS.

Com informações da agência AFP.

Publicidade

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se