Destaque da NASA: "Cometa do Diabo" encanta na foto astronômica do dia

O cometa 12P/Pons-Brooks já pode ser observado com binóculos. Outra forma de vê-lo é na foto destacada pela NASA hoje no site Astronomy Picture of the Day

26 mar 2024 - 15h15
(atualizado às 17h18)

Vários entusiastas do céu noturno já conseguiram observar e fotografar o cometa 12P/Pons-Brooks. Caso você ainda não tenha visto-o no céu, pode admirar a beleza do objeto na foto tirada por James Peirce nos Estados Unidos, que é o destaque da NASA nesta terça-feira (26) no site Astronomy Picture of the Day.

O fotógrafo registrou o cometa em Skull Valley, no estado de Utah, após o pôr do Sol. Para o clique, James teve a sorte de encontrar o que descreveu como "uma noite fria e [com céu] limpo como um cristal, junto com amigos, pela primeira vez depois de quatro meses de inverno nublado". 

Publicidade

"Este é o cometa mais interessante e dinâmico que já fotografei em termos de tudo que está acontecendo aqui", acrescentou ele. Em sua foto, a cauda azulada de íons do cometa aparece na direção oposta à do Sol.

Ela é feita de moléculas eletricamente carregadas, que foram empurradas para longe do núcleo do cometa pela ação do vento solar.

Cometa 12P/Pons-Brooks fotografado em Utah, nos Estados Unidos (Imagem: Reprodução/James Peirce)
Cometa 12P/Pons-Brooks fotografado em Utah, nos Estados Unidos (Imagem: Reprodução/James Peirce)
Foto: Canaltech

Para observar o 12P, é preciso usar algum instrumento como um par de binóculos. Aliás, é possível até que o cometa fique visível a olho nu durante o eclipse solar total de abril — mas só para observadores que estiverem na faixa da totalidade do fenômeno.  

Cometa 12P/Pons-Brooks

O cometa 12P/Pons-Brooks (ou só 12P, se preferir) é do tipo Halley, ou seja, leva no máximo 200 anos para completar uma órbita ao redor do Sol. No caso, o 12P tem período orbital de aproximadamente 71 anos, e já foi observado por astrônomos no passado.

Publicidade

Seu núcleo mede cerca de 30 km de diâmetro, e o formato do seu coma (a nuvem gasosa que cerca o núcleo) lhe rendeu o apelido "Cometa do Diabo". Assim como acontece com outros cometas, o 12P é feito de gelo, poeira e rochas; quando se aproxima do Sol, o gelo é sublimado e se transforma em gás, que escapa da superfície dele.

No momento, o 12P está seguindo rumo ao periélio, nome dado à aproximação máxima com o Sol. Depois, em 2 de junho, ele vai chegar ao ponto de maior proximidade com a Terra, ficando a 22 milhões de quilômetros de nós.

Fonte: APOD

Trending no Canaltech:

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se