Cadela dá à luz 17 filhotes na Alemanha

21 dez 2010 - 09h53
(atualizado às 10h58)

Uma cadela chamada Etana, da raça Rhodesian Ridgeback, teve nove filhotes machos e oito fêmeas. Todos sobreviveram ao parto e estão saudáveis. A cadela tem quatro anos de idade e mora na cidade de Ebereschenhof, ao norte de Berlim, na Alemanha. Etana já tem histórico de grandes ninhadas, anteriormente a cadela já tinha dado à luz a oito filhotes.

Etana, cadela da raça Rhodesian Ridgeback, teve 17 filhotes de parto natural - todos sobreviveram e estão saudáveis
Etana, cadela da raça Rhodesian Ridgeback, teve 17 filhotes de parto natural - todos sobreviveram e estão saudáveis
Foto: BBC Brasil

A dona de Etana e dos 17 filhotes é Ramona Wegeman, que precisou parar de trabalhar para cuidar dos filhotes nas primeiras semanas. A psiquiatra de animais de 32 anos conta que tinha que alimentar os filhotes cinco vezes por dia nas primeiras quatro semanas, pois a cadela não tinha leite suficiente para todos.

Publicidade

Nestas semanas, Ramona não conseguiu dormir mais do que 15 ou 20 minutos sem ser interrompida, quando acabava de alimentar o último, o primeiro já estava com fome de novo. A dona de Etana conta que é raro que todos os filhotes sobrevivam em ninhadas tão grandes como esta.

Os 17 cachorrinhos receberam nomes africanos, para combinar com a raça deles. A raça Rhodesian Ridgeback, também conhecida como caçadora de leões, se originou no Zimbábue e foi desenvolvida na África do Sul, no século 19.

BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações