Brasil ganha ouro em Olimpíada Ibero-Americana de Biologia

11 set 2012 - 13h59
(atualizado às 15h31)

O Brasil conquistou duas medalhas de ouro e duas de prata na 6ª edição da Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (Oiab). A competição, que terminou nesse domingo, foi realizada na cidade de Cascais, em Portugal, e reuniu estudantes de cerca de 20 países. Os medalhistas de ouro brasileiros foram Antônio Pedro, de Fortaleza (CE), e Leonardo Costa, de Viçosa (MG), e os de prata, Jéssica Lopes, de Fortaleza (CE) e Ivan Tadeu, de São Paulo.

Da esquerda para a direita, Ivan Tadeu, Antônio Pedro, professor  José Pelielo, Jéssica Lopes e Leonardo Costa
Da esquerda para a direita, Ivan Tadeu, Antônio Pedro, professor José Pelielo, Jéssica Lopes e Leonardo Costa
Foto: Divulgação

Por pouco, o País não participou da olimpíada por falta de recursos: "Essa vitória foi espetacular! Mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos, nossos alunos conseguiram o melhor resultado de todos os tempos para o Brasil", relata o coordenador da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), Rubens Oda. Além dos alunos, somente o professor José Pelielo (UERJ), foi a Portugal.

Publicidade

A presidente da Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), Leila Macedo, responsável pela organização da OBB, ressaltou ser lamentável o descaso dos Ministérios da Educação (MEC) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT) com os participantes de olimpíadas envolvendo a biologia. "A mãe de um dos nossos alunos, o Leonardo, teve que fazer uma rifa para poder pagar a passagem para Portugal. Ele respondeu com uma medalha de ouro", diz.

Com essa conquista, o Brasil soma três medalhas de ouro, seis de prata e oito de bronze na Oiab.

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações