Apesar de explosão de foguete, agência do governo comemora lançamento: 'Faz parte do processo'

Agência Espacial Brasileira (AEB) ressaltou que etapas sob responsabilidade brasileira ocorreram de forma regular e segura

23 dez 2025 - 08h29
(atualizado às 09h11)
Resumo
A Agência Espacial Brasileira destacou que, apesar da explosão do foguete após o lançamento, as operações brasileiras foram seguras e o evento marca um avanço histórico no programa espacial do país.
Apesar de explosão, agência do governo chama lançamento de foguete de ‘marco para o Brasil’
Video Player

A Agência Espacial Brasileira (AEB) se pronunciou sobre o lançamento do foguete HANBIT-Nano, da empresa sul-coreana Innospace, que explodiu após o lançamento no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, nesta segunda-feira, 22. Em nota, a AEB disse que o lançamento aconteceu de forma regular e segura nas etapas sob responsabilidade brasileira, mesmo com a explosão.

Segundo a AEB, em nota divulgada na madrugada desta terça-feira, 23, os sistemas de solo, a infraestrutura do Centro de Lançamento, os procedimentos operacionais e os protocolos de segurança funcionaram conforme o planejado, “resultando em um lançamento preciso e plenamente aderente às normas internacionais”.

Publicidade
Foguete sul-coreano explode após tentativa de lançamento ao espaço em território brasileiro
Video Player

Foi observada uma anomalia no veículo lançador, já fora da fase inicial de lançamento, que resultou na perda da missão, a explosão do foguete. A investigação técnica está sendo realizada pela Força Aérea Brasileira (FAB), junto da Innospace, empresa responsável pelo veículo, seguindo os protocolos do setor espacial internacional.

Apesar da anomalia, o lançamento representa um marco histórico para o Brasil, segundo a AEB, por se tratar do primeiro lançamento comercial realizado a partir do território nacional, “reforçando a maturidade operacional do Centro de Lançamento de Alcântara e sua relevância estratégica no cenário espacial global”, diz a Agência.

“A AEB reafirma que eventos dessa natureza fazem parte do processo de desenvolvimento tecnológico na atividade espacial, sendo fundamentais para o aprendizado, a evolução dos sistemas e o aumento da confiabilidade em futuras missões”, continua a nota.

A Agência ressalta que irá continuar colaborando com seus parceiros nacionais e internacionais para fortalecer o Programa Espacial Brasileiro e a economia espacial do país.

Publicidade
Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações