Designer cria celular que fala com a ponta dos seus dedos

18 jun 2010 - 13h14
(atualizado às 13h57)
Daniele Starck
Baixaki

Este celular conceitual, desenvolvido por um designer indiano, coloca o poder da comunicação literalmente na ponta dos dedos!

O celular em forma de ’dedal’ tem duas bases cilíndricas feitas de borracha
O celular em forma de ’dedal’ tem duas bases cilíndricas feitas de borracha
Foto: Divulgação

Os primeiros aparelhos celulares eram grandes, pesados, pouco funcionais e tinham grande gasto de bateria. O rápido avanço tecnológico permitiu que este tipo de gadget se modificasse muito em apenas alguns anos.

Publicidade

Atualmente, estamos na era dos smartphones, aparelhos recheados com sistemas operacionais poderosos, que acessam a internet, possuem GPS, tiram fotos, fazem filmes e, é claro, também fazem ligações.

Mas se por um lado temos aparelhos que não param de crescer - em tamanho ou funcionalidades -, de outro temos conceitos de celulares cada vez menores e simplificados.

O indiano Amit Marathe é responsável por este conceito de celular totalmente diferente. Nada de aparelhos revolucionários e com milhares de botões e opções. O "Advance Mobility" é um aparelho celular com a aparência de um dedal.

Seu funcionamento é simples. Partindo da ideia de que utilizamos nossos dedos naturalmente para atividade de falar ao telefone, o designer criou duas bases cilíndricas feitas de borracha, no formato de pequenos dedais.

Publicidade

O material escolhido permite que o "celular" seja fixado nos dedos do usuário, que precisará de poucas teclas e poucos movimentos para realizar uma chamada. Uma das bases é inserida no dedo indicador e a outra no polegar.

O dedo indicador possui o altofalante na ponta, para que você escute a ligação, além de botões para ligar e desligar um telefonema. A base do polegar tem um microfone e a indicação da carga bateria do aparelho.

Para fazer uma ligação, os números são projetados nos dedos e é necessário pressionar o polegar contra a parte indicada para discar. O número aparece em um pequeno display, na base do dedo indicador. As unidades são conectadas via Bluetooth. Para falar e ouvir, é necessário posicionar o dedo indicador perto da boca e o polegar perto do ouvido.

Este conceito é muito curioso, e nos leva a pensar como guardaríamos este aparelho, ou se esta é uma forma prática de telefonar. E o que dizer de um celular que "apenas" faz ligações e não é capaz nem mesmo de enviar mensagens de texto? Mas o que importa aqui é o avanço tecnológico que nos permite criar pequenos gadgets como este, e o que podemos gerar a partir dele.

Publicidade
Fonte: Terra
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações