Patrocínio

Bactérias podem ser a chave para a colonização de Marte

28 jun 2018 - 21h01

Embora a colonização de Marte ainda seja algo que se encaixe mais como tema de ficção científica do que um projeto palpável à nossa realidade atual, esse assunto está cada vez mais presente em nosso cotidiano, a exemplo dos planos de Elon Musk para enviar missões espaciais no planeta vermelho até 2025, enquanto a NASA também pretende levar a humanidade a Marte nas próximas décadas.

Marte
Marte
Foto: Canaltech

Uma das ideias que vem sendo amplamente discutidas entre cientistas é a utilização de cianobactérias, que são capazes de realizar o processo de fotossíntese, para transformar os gases nocivos de Marte, como o dióxido de carbono, em uma atmosfera com alta densidade de oxigênio.

Publicidade

Tais bactérias são as mesmas que foram fundalmentalmente responsáveis pelo desenvolvimento das primeiras formas de vida na Terra e podem ser encontradas na natureza em ambientes com condições climáticas muito desfavoráveis à vida.

Conforme observam os cientistas, as cianobactérias são um dos poucos microrganismos capazes de sobreviver em condições extremas e em ambientes com pouca luminosidade, sintetizando o próprio alimento por meio do processo de fotossíntese, o que faz dela um elemento interessante para a terraformação de Marte.

No entanto, os principais obstáculos para isso estariam em contornar as principais vulnerabilidades das cianobactérias, pois os micróbios são extremamente sensíveis à exposição a raios ultravioleta e necessitam de um ambiente com água em estado líquido e em uma superfície sem substâncias oxidantes.

Embora as pesquisas ainda estejam ainda em fase inicial, os cientistas acreditam que o método de terraformação envolvendo o uso de cianobactérias é a proposta mais sólida no momento para que a colonização de Marte se torne uma realidade no futuro.

Publicidade
Canaltech
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações