Patrocínio

Apple Vision Pro pode estrear na China com apps locais

Apple deve lançar Vision Pro na China com alguns dos principais aplicativos da Tencent, maior empresa de tecnologia do país

28 mar 2024 - 17h42
(atualizado às 21h03)

Enquanto grandes empresas ocidentais como Google, Spotify e Netflix não demonstraram interesse em investir no desenvolvimento de aplicativos para o Apple Vision Pro, parece que a maior empresa de tecnologia da China está se preparando para oferecer suporte a alguns dos seus principais apps ao headset de realidade mista da Apple já no lançamento.

Foto: Ivo Meneghel Jr/Canaltech / Canaltech

A Tencent, maior empresa de jogos, streaming e mídias sociais da China, "concordou em disponibilizar alguns dos seus mais importantes aplicativos" para o Apple Vision Pro, segundo fontes disseram ao The Information.

Publicidade

Tal alegação sugere que a Apple teria fechado um acordo ou parceria com a Tencent para atrair mais olhares ao lançamento do produto na China. Algo semelhante — e de menor escala — foi feito com a Disney, que trouxe aplicativos de streaming imersivos ao headset pouco depois do lançamento.

"Sem a contribuição da Tencent, a Apple iria sofrer um desafio ainda maior para promover o Vision Pro na China", destaca o artigo, citando que o país é o segundo maior mercado da Apple em lucro após os Estados Unidos.

Embora não esteja claro quais aplicativos serão lançados com o Vision Pro na China, podemos esperar que a Tencent esteja adaptando versões do iPhone e do iPad de aplicativos como o WeChat (um "super app" com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais) e o QQ (serviço de mensagens instantâneas), além de plataformas de streaming como o Tencent Music e o Tencent Video.

Vendas de iPhone na China caíram 24% nas primeiras seis semanas de 2024 em relação ao ano anterior, segundo pesquisa da Counterpoint (Imagem: Reprodução/Apple)
Foto: Canaltech

Como forma de desacelerar a acentuada queda na venda dos iPhones, a Apple também deve lançar ainda este ano na China aplicativos como o Apple TV Plus, Fitness Plus e Arcade.

Publicidade

Além disso, rumores apontam que a Apple trabalha com a Baidu para levar a IA generativa à versão chinesa do iOS 18, uma vez que o país não permite uso de plataformas estrangeiras como as do Google e OpenAI.

O Apple Vision Pro ainda está disponível com exclusividade nos Estados Unidos desde o início de fevereiro. Mesmo assim, o Canaltech já possui um vídeo completo detalhando as principais características do produto.

Fonte: The Information

Trending no Canaltech:

É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações