Andrej Karpathy foi cofundador da OpenAI e diretor de IA na Tesla. Embora não ocupe mais um cargo ativo em nenhuma das duas empresas, ele continua sendo uma figura de destaque e, acima de tudo, um entusiasta da inteligência artificial. Isso fica evidente na qualidade de seus vídeos de treinamento sobre o assunto e na forma como compartilha seu conhecimento com o mundo por meio de ferramentas como minGPT e nanoGPT.
Além disso, graças ao seu código, vimos criações notáveis, como um grande modelo de linguagem rodando no Windows 98.
Ainda assim, esse nível de envolvimento com a indústria não o impede de ser realista quanto às suas expectativas para a inteligência artificial e suas aplicações. Ele demonstrou isso mais uma vez no prestigiado podcast de Dwarkesh Patel, no qual, em uma conversa de quase duas horas e meia, o especialista compartilhou uma riqueza de insights e impressões sobre a área.
"É a década dos agentes"
Karpathy não só acredita em agentes, como também cunhou o termo "codificação de vibração" para se referir à programação de IA. Ele afirma usar Claude e Codex extensivamente em seu trabalho diário. Ele diz que esses agentes iniciais "são impressionantes", mas ainda há "muito trabalho a ser feito", e acredita que esta é a década dos agentes, mas não o ano dos agentes, como previsto para 2025.
Nesse sentido, e ele menciona isso diversas vezes ao longo da entrevista, há uma superestimação na indústria, no sentido de que se fala muito sobre a rapidez com que as coisas ...
Matérias relacionadas
Site que vende encontros com coreanos é alvo de investigação por suspeita de exploração sexual