Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Petrobras será operadora de todos os novos blocos do pré-sal

31 ago 2009 - 11h33
Compartilhar

Laryssa Borges

Direto em Brasília

A Petrobras será a operadora de todos os blocos explorados sob o novo regime de partilha de produção a ser implantado para o pré-sal e novas áreas estratégicas licitadas, de acordo com um fato relevante (comunicado) da estatal anunciando a proposta do governo nesta segunda-feira. A empresa terá assegurada participação mínima de 30% nas áreas a serem licitadas.

No documento, assinado pelo diretor financeiro e de Relações com Investidores da Petrobras, Almir Barbassa, a Petrobras explica que papéis irá desempenhar a recém-criada Petro-Sal, confirma a adoção do sistema de partilha de produção do insumo e diz que a estatal petrolífera será capitalizada. Não foi informado o montante de recursos a serem capitalizados para serem utilizados no pré-sal.

A Petrobras, por ser uma companhia de capital aberto, tem que prestar contas à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), cujo site divulgou o fato relevante na manhá desta segunda-feira.

O pré-sal

As reservas de petróleo descobertas abaixo da camada de sal no litoral brasileiro se estendem por cerca de 800 km, de Santa Catarina ao Espírito Santo, em uma área de 112 mil km quadrados. Para atingir as jazidas, que ficam entre 5 mil e 7 mil m de profundidade, é preciso perfurar até 2 mil m de sal. Apenas três áreas foram avaliadas até o momento e podem produzir pelo menos 9,5 bilhões de barris, podendo chegar a 14 bilhões de barris, o que corresponde às reservas descobertas no Brasil até então, segundo a Petrobras.

Um dos motivos apresentados pelo governo para reformular as regras de exploração de petróleo no País é que as reservas têm grande potencial e os riscos são pequenos. No entanto, a própria Petrobras admitiu um poço "seco" na Bacia de Santos em julho e, mais recentemente, o BG Group informou que outro poço não teria indícios de óleo. Estimativas da estatal brasileira indicam que serão necessários investimentos da ordem de US$ 111 bilhões até 2020 para produzir 1,8 milhão de barris diários de petróleo.

Com informações da Reuters.

» Governo cede e tira urgência de marco

» Governo entrega marco com 1 ano de atraso

» Investidores temem incertezas de novas regras

» Qual o tamanho do pré-sal?

Fonte: Invertia Invertia
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra