Quebrada Sustentável: Projeto transforma Jardim Lapena com moradias e infraestrutura contra enchentes
O Quebrada Sustentável fez uma visita ao Jardim Lapena, bairro da Zona Leste de São Paulo que passou por uma significativa transformação urbana e social por meio do projeto +Lapena Habitar, que é uma iniciativa da Fundação Tide Setubal.
Historicamente afetada por enchentes, precariedade habitacional e altos índices de vulnerabilidade social, a região foi escolhida como território prioritário para ações estruturantes. O projeto promoveu a substituição de moradias em áreas de risco por casas elevadas e adaptadas às variações climáticas, oferecendo segurança e dignidade às famílias. Em parceria com a organização Teto, foram entregues moradias emergenciais e provisórias como resposta imediata às situações mais críticas.
Além das melhorias habitacionais, o projeto esta passando por obras de drenagem e contenção de cheias, realizadas pela Prefeitura de São Paulo, visando reduzir os impactos das chuvas que historicamente atingem a região. Essas intervenções foram planejadas com base no Plano de Bairro Participativo, elaborado desde 2018, que junto com a comunidade do Jardim Lapena, contribuiu diretamente na definição das prioridades e soluções.
Outro fundamental da iniciativa fundamental da revitalização do Jardim Lapena é o Plano de Decolagem, que acompanha cerca de 350 famílias em uma jornada de fortalecimento pessoal, educacional e econômico. O programa busca ampliar o acesso a oportunidades, estimular o empreendedorismo e apoiar o retorno aos estudos, promovendo autonomia e desenvolvimento sustentável.