PUBLICIDADE

Teatro, dança e circo de graça no Jardim São Luís neste fim de semana

Brincando na Praça chega a Praça do Feirão com intensa programação cultural destinada ao público infantojuvenil nos dias 19 e 20 de agosto

18 ago 2023 - 14h18
Compartilhar
Exibir comentários
Trupe Arlequinos & Colombinas e o espetáculo “As Histórias de Benê”
Trupe Arlequinos & Colombinas e o espetáculo “As Histórias de Benê”
Foto: Gustavo Castellon

Neste fim de semana, nos dias 19 e 20 de agosto, o Brincando na Praça leva à Praça do Feirão, na zona sul de São Paulo, uma série de atividades culturais, educativas e interativas que são destinadas ao público infantojuvenil. Ao todo, são mais de 10 atrações, divididas entre teatro, dança, circo, intervenções cênicas e oficinas culturais. Toda a programação é livre e gratuita!

A iniciativa visa estimular a criatividade, aprendizado e senso de coletividade por meio de práticas sustentáveis, inclusivas e da valorização da cultura e do trabalho de artistas de toda a cidade, do Grande ABC e do interior do estado com apresentações sensíveis, que compartilham histórias, músicas e saberes únicos da cultura brasileira. 

O evento busca promover vivências qualitativas nas comunidades das praças envolvidas, estimulando a inclusão, o respeito às diferenças e o questionamento de padrões, com o propósito de ser um agente transformador, contribuindo para uma sociedade mais solidária em sua diversidade.

"Produzir atividades culturais para crianças e jovens é uma grande responsabilidade. Por isso, além de promover entretenimento, por meio de abordagens lúdicas e que incentivem a responsabilidade social e emocional, as companhias e coletivos selecionados desenvolvem pesquisa continuada e trazem à cena obras de relevância cultural e artística, discutindo temas como diversidade, sustentabilidade, cultura popular, desigualdade social e representatividade feminina", comentam as curadoras Júlia Pires e Luciana Monteiro.

Com especial atenção à questão da inclusão social, a curadoria valorizou produções que abordam essa temática. É o caso, por exemplo, do espetáculo bilingue - concebido em libras/português - “As Histórias de Benê” da Trupe Arlequinos & Colombinas, e do espetáculo de dança “Frestas Poéticas”, da Cia Dança Sem Fronteiras, que traz incríveis bailarinos com baixa visão.

Para acolher o evento, a Praça do Feirão recebe uma grande tenda de circo. A ideia é trazer, com essa estrutura, uma reminiscência afetiva, proporcionando um local confortável e seguro. 

Pais, mães e responsáveis poderão levar suas crianças e jovens para espetáculos que convidam para a reflexão e abrem espaço para que o público interaja e seja agente do aprendizado. O projeto Brincando na Praça começa às 10h, nos dois dias de evento.

No sábado (19), a programação começará às 10h, com a abertura do evento na Praça do Feirão. Às 10h30, a Cia Terrível apresentará "Pernalta e Malabarista", seguido por "Tchibum", da Cia Meu Corpo Meu Brinquedo, às 11h. Ao meio-dia, a Coletiva Pontos de Fiandeiras promoverá o "Teatro Lambe-Lambe Caixa Casa Mundo". Às 13h, a Trupe BorboLetras oferecerá a "Oficina de Bolhas de Sabão Gigantes", e às 14h, haverá uma segunda apresentação do "Teatro Lambe-lambe Caixa Casa Mundo", da Coletiva Pontos de Fiandeiras. 

O dia será encerrado às 15h com o espetáculo "O Mistério do Coelho Pensante" apresentado pela Trupe Los Lobos Bobos.

Trupe Los Lobos Bobos apresenta "O Mistério do Coelho Pensante"
Trupe Los Lobos Bobos apresenta "O Mistério do Coelho Pensante"
Foto: Ale Catan

No domingo (20), a Praça do Feirão abrirá suas atividades novamente às 10h. Às 10h30, a Cia 2 e Meio trará novamente o "Circo de Gigantes". Às 11h, será a vez de "As Histórias de Benê", da Trupe Arlequinos & Colombinas. Ao meio-dia, a Companhia Linhas Aéreas promoverá a "Oficina Acrobacias em Família". Às 13h, o Núcleo Salamandra apresentará "De Um Ponto ao Conto", seguido por "Rei na Rua" do Bando Golíardis, às 15h. O evento será encerrado no mesmo dia, às 16h, com a divertida "Caça ao Tesouro".

É importante destacar que o projeto visa o acolhimento do público em suas diversidades, prevendo interpretação em libras em todas as atrações, classificação livre e local arquitetonicamente acessível para pessoas com deficiência de mobilidade. 

Serviço:

Brincando na Praça

Dias 19 e 20 de agosto, sábado e domingo

Local: Praça do Feirão (Praça João Fernandes Camisa Nova)

Endereço: Rua Arlindo Fraga de Oliveira, 436/480, Jardim São Luís - SP

Confira a programação completa:

19/8

10h Abertura do evento

10h30 Pernalta e Malabarista | Cia Terrível

11h Tchibum | Cia Meu Corpo Meu Brinquedo

12h Teatro Lambe-Lambe Caixa Casa Mundo | Coletiva Pontos de Fiandeiras

13h Oficina de Bolhas de Sabão Gigantes | Trupe BorboLetras

14h Teatro Lambe-lambe Caixa Casa Mundo | Coletiva Pontos de Fiandeiras

15h O Mistério do Coelho Pensante | Trupe Los Lobos Bobos

20/8

10h Abertura do evento

10h30 Circo de Gigantes | Cia 2 e Meio

11h As Histórias de Benê | Trupe Arlequinos & Colombinas

12h Oficina Acrobacias em Família | Companhia Linhas Aéreas

13h De Um Ponto Ao Conto | Núcleo Salamandra

15h Rei na Rua | Bando Golíardis

16h Caça ao Tesouro

Fonte: Visão do Corre
Compartilhar
Publicidade
Publicidade