PUBLICIDADE

Originais do Charme tem sua história contada em documentário

Formada por artistas entre 45 e 60 anos, companhia de charme chega à internet com filme e novo espetáculo presencial

22 abr 2024 - 10h19
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Companhia de Dança Charme Originais do Charme completa 10 anos lançando o documentário Originais do Charme - Na Área, que contará com shows em unidades do Sesc Rio de Janeiro e espetáculo presencial no segundo semestre.
Espetáculo de dança charme tradicional vai circular por dez unidades do Sesc RJ entre 26 de abril e 24 de maio
Espetáculo de dança charme tradicional vai circular por dez unidades do Sesc RJ entre 26 de abril e 24 de maio
Foto: Divulgação

Companhia tradicional de dança charme, que se propõe a manter ativo o gênero consagrado nos bailes das décadas de 1980 e 1990, os Originais do Charme completam dez anos lançando o documentário Originais do Charme – Na Área, nome também do primeiro espetáculo do grupo formado por artistas entre 45 e 60 anos, os “cascudos” – como são chamados os veteranos. O lançamento é 22 de abril, com o conteúdo disponibilizado no Youtube e Instagram.

Além do documentário, nos palcos o grupo retoma o show que fará um tour comemorativo por dez teatros da rede Sesc Rio, no projeto O Corpo Negro. As apresentações vão de 26 de abril a 24 de maio.

Além disso, os Originais do Charme preparam projeto no teatro que será lançado no segundo semestre, o Flashblack, que fará um passeio por grandes clássicos da primeira geração dos bailes, nas décadas de 1980 e 1990.

“Frequentamos bailes, temos muitos alunos e percebemos essa necessidade de um projeto de dança que representasse os cascudos, os dançarinos da geração pioneira do charme. Eles foram responsáveis pela popularização do gênero”, diz Marcus Azevedo, coreógrafo, pesquisador, diretor geral da companhia, referência no gênero.

Segundo ele, não existe quem se proponha, no Rio de Janeiro, a fazer um espetáculo com a dança charme carioca, “difundida pelos corpos periféricos, elegantes e dançantes de seus próprios personagens originários”, garante Azevedo.

Grupo é composto pelos chamados “cascudos”, praticantes veteranos da dança charme, que resistem aos modismos
Grupo é composto pelos chamados “cascudos”, praticantes veteranos da dança charme, que resistem aos modismos
Foto: Divulgação

Os Originais do Charme é uma companhia de dança composta por dançarinos charmeiros entre 45 e 60 anos, sob a direção e coreografia de Marcus Azevedo e Eduardo Gonçalves. As coreografias são clássicas e raras nos bailes atuais, que recebem interferências de vários estilos mais urbanos e cruzados com outras referências.

Serviço

Agenda de apresentações na rede Sesc:

26/04, às 20h: Valença, Teatro Sesc Rosinha de Valença

02/05, às 19h: Ramos, Espaço Multiuso  

03/05, às 19h: Niterói, Teatro

04/05, às 17h: São Gonçalo, Teatro

10/05, às 19h: São João de Meriti, Teatro

11/05, às 19h: Nova Iguaçu, Teatro

16/05, às 19h: Barra Mansa, Teatro

17/05, às 19h30: Petrópolis, Centro Cultural Sesc Quitandinha, Café Concerto  

23/05, às 19h: Nova Friburgo, Teatro

24/05, às 19h30: Teresópolis, Teatro

Fonte: Visão do Corre
Compartilhar
Publicidade
Publicidade