PUBLICIDADE

Aprenda a fazer uma deliciosa lasanha bolonhesa vegana

É possível fazer qualquer preparo sem ingredientes de origem animal, inclusive uma lasanha bolonhesa. Bora pra cozinha?

31 mar 2023 - 05h00
(atualizado às 10h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: CanvaPro

Uma das maiores dúvidas que as pessoas têm ao pensar sobre o veganismo é em relação ao que ela conseguirá comer quando se tornar vegana. 

E todo mundo que já cogitou parar com o consumo de origem animal, pensou: ''será que vou conseguir comer as comidas que eu amo, como lasanha, pastel, salgados, hambúrgueres, pizza, entre outros?'' 

A resposta é sim! E com muito sabor e texturas diversas. Estamos presos a um estilo de vida que se baseia em produtos de origem animal, e não apenas na alimentação. A maioria das coisas, dos produtos e alimentos que nos cercam têm algum sofrimento animal envolvido.

Estar imerso nessa realidade dificulta cada vez mais pensar além dessa forma de viver. Por isso, é tão importante se arriscar, tentar e ousar, para descobrir que existe um mundo imenso, colorido e repleto de possibilidades que vai muito além da alimentação baseada em animais.

Já fizemos essa lasanha diversas vezes, para pessoas diferentes, em situações distintas, e as pessoas sempre ficam chocadas, porque nem imaginam que é possível comer tão bem, de forma diversificada, com sabores impressionantes, e que despertam a nossa memória afetiva de comer sem utilizar carnes, leite, ovos e seus derivados.  

RECEITA: 

INGREDIENTES: 

250 gramas de proteína de soja

1 cebola média picada

3 dentes de alho picado

Páprica a gosto

2 limões

2 colheres de sopa de shoyu 

400g gramas de molho de tomate

Orégano a gosto

Sal a gosto

3 colheres de sopa de farinha de trigo

3 colheres de sopa de óleo vegetal

Noz-moscada a gosto

Pimenta-preta a gosto 

300ml de leite vegetal

400 gramas de massa de lasanha (sem ovos)

Se liga no modo de preparo:

1. Deixe a proteína de soja hidratando em água fervente com bastante limão, páprica, sal, e duas colheres de sopa de shoyu.

2. Leve a proteína de soja em uma panela com um pouco de óleo e frite um pouco a proteína 

3. Tempere com sal e mexa.

4. Acrescente a cebola, o alho e refogue.

5. Despeje o molho com um pouquinho de água, orégano e deixe cozinhar até reduzir e ficar cremoso. Reserve.

6. Leve a farinha de trigo com o óleo vegetal para a panela e deixe dourar um pouco. Cuidado para não queimar.

7. Na sequência acrescente o leite, o sal, a noz-moscada e a pimenta-preta a gosto e misture, e deixe cozinhar até engrossar. Reserve.

8. Em um refratário, forre o fundo com o molho bolonhesa e cubra com uma camada de massa e despeje o molho branco por cima. 

9. Coloque mais uma camada de molho bolonhesa e cubra com a massa, vai fazendo isso até preencher o refratário. 

10. Finalize com uma última camada de molho branco.

11. Leve ao forno preaquecido a 180º graus até gratinar. 

12. Agora é só servir.

Se liga:

Se na tua quebrada não tiver massa de lasanha sem ovos, pode utilizar massa de pastel que não contenha banha de porco ou manteiga na composição.  

Leia os rótulos e descubra o que você está comendo. Na maioria das vezes, as massas mais simples e mais baratas não contém ingredientes de origem animal.

Evite comprar a proteína de soja em supermercados, tente comprar sempre a granel em lugares que vendam grãos e cereais. Tudo que é embalado é mais caro.

Vegano Periférico Leonardo e Eduardo dos Santos são irmãos gêmeos, nascidos e criados na periferia de Campinas, interior de São Paulo. São midiativistas da Vegano Periférico, um movimento e coletivo que começou como uma conta do Instagram em outubro de 2017. Atuam pelos direitos humanos e direitos animais por meio da luta inclusiva e acessível, e nos seus canais de comunicação abordam temas como autonomia alimentar, reforma agrária, justiça social e meio ambiente.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade