PUBLICIDADE

Hambúrguer de lentilha vegano para a ceia de Ano Novo

Adaptamos uma tradição nacional e transformamos a famosa lentilha do Ano Novo em hambúrguer vegano

29 dez 2022 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: CanvaPro

A tradição praticada pelos brasileiros, de comer lentilha na passagem do ano tem o objetivo de atrair prosperidade e abundância financeira. Pesquisamos e descobrimos que a origem desta tradição é italiana, tendo sido trazido ao Brasil pelos imigrantes.

No passado, não tínhamos o costume de comer lentilha, porém, quando chegava próximo ao final do ano, nossa família comprava e preparava de várias formas, assim, que o relógio marca meia-noite, segundo a tradição, comer lentilha é sinônimo de fartura.  

Para além da tradição, quando nos tornamos veganos, começamos a consumir lentilhas com frequência, e descobrimos que esse grão além de ser extremamente nutritivo, é também versátil, prático de produzir e delicioso.

Uma das receitas que mais gostamos de fazer com a lentilha é o hambúrguer, e já que a ocasião nos permite, ensinaremos uma receita acessível, sem nada de origem animal, saborosa e muito nutritiva. 

RECEITA

Ingredientes:

1 xícara de lentilha comum

1 xícara de farinha de aveia

1 Cenoura ralada

50g de farinha de trigo

10g Páprica defumada

5g de fumaça em pó 

5g Açafrão

10g de chimichurri

1 Cebola 

2 dentes de alho

1 ramo de salsinha e cebolinha

Sal a gosto

2 Colheres de sopa de óleo

Se liga no modo de preparo: 

1. Deixe a lentilha de molho por 12h (da noite para o dia) 

2. Cozinhe a lentilha com a quantidade de água que cubra um dedo acima dos grãos

3. Bata a cebola, o alho, a salsinha e a cebolinha, e o óleo no liquidificador, até formar uma pasta de tempero

4. Misture a farinha de aveia com a lentilha e mexa até formar uma massa (se estiver um pouco seca, pode colocar um pouco de água), acrescente a pasta de cebola, o sal e os demais temperos e mexa bem

5. Acrescente a farinha de trigo gradualmente

6. Leve para a geladeira por uns 30 minutos 

7. Modele até formar discos de hambúrguer e está pronto

Pega a visão:

Deixar a lentilha 12h de molho elimina antinutrientes e facilita o processo de cozimento para não encharcar o grão. 

Se você não tiver tempo para deixar de molho, pode fazer sem ficar de molho, ou deixar no máximo 2h funciona também. Se adaptar é fundamental.

Esse hambúrguer dura muito tempo no congelador, então faça em abundância e congele para consumir ao longo da semana, quebra um galho na correria do dia a dia e na dificuldade de preparar alimentos frescos. 

Vegano Periférico Leonardo e Eduardo dos Santos são irmãos gêmeos, nascidos e criados na periferia de Campinas, interior de São Paulo. São midiativistas da Vegano Periférico, um movimento e coletivo que começou como uma conta do Instagram em outubro de 2017. Atuam pelos direitos humanos e direitos animais por meio da luta inclusiva e acessível, e nos seus canais de comunicação abordam temas como autonomia alimentar, reforma agrária, justiça social e meio ambiente.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade