PUBLICIDADE

Poeta quer lançar livro sobre futebol de várzea com financiamento coletivo

Campanha para o lançamento do "Futebol não é coisa de menino", de Michel Yakini-Iman, fica no ar até 10 de abril

4 abr 2023 - 16h56
Compartilhar
Exibir comentários
O poeta Michel Yakini-Iman é autor do livro 'Futebol não é coisa de menino'
O poeta Michel Yakini-Iman é autor do livro 'Futebol não é coisa de menino'
Foto: Divulgação/Michel Yakini-Iman

O poeta Michel Yakini-Iman, cria de Pirituba, extremo norte da capital, faz parte do movimento de literatura das periferias de São Paulo. Neste ano, ele lança o livro "Futebol não é coisa de menino", sem patrocínios ou apoios prévios. 

Para editar e imprimir sua obra, o autor resolveu criar uma campanha coletiva em parceria com a Editora Campo ou Bola e com a plataforma Catarse. O financiamento fica no ar até o dia 10 de abril e funciona também como pré-venda do livro. 

Autor busca lançar seu novo livro através de financiamento coletivo
Autor busca lançar seu novo livro através de financiamento coletivo
Foto: Divulgação

Ao contribuir com a campanha, que oferece várias modalidades de apoio, o leitor garante seu exemplar e apoia os jovens escritores do Brasil, as pequenas editoras e a literatura sobre futebol.

A obra reúne um time de 22 prosas que estão divididas entre 1º Tempo e 2º Tempo. Na primeira parte, o autor narra histórias controversas de meninos que sonham em se tornar profissionais da bola, com enredos nutridos nas beiras de campo da várzea, nas arquibancadas, quadras de futsal e brincadeiras de rua. 

O 2º Tempo é composto por textos escritos durante a Copa do Mundo de 2022, no Qatar. Essas prosas apresentam a relação entre o futebol e os tabus masculinos, a arte, a política, o racismo, o humor e a mercantilização do jogo, batizada por Yakini-Iman de "Futebol com código de barras".

Este é o segundo livro do autor dedicado exclusivamente ao futebol. O primeiro a privilegiar o tema foi "Crônicas de um Peladeiro", publicado em 2014, pelo selo Elo da Corrente Edições. O livro que pensa o futebol de forma provocativa e urgente, tem prefácio do escritor, poeta e cineasta de futebol de várzea Akins Kintê, que assina a direção do filme "Várzea, a bola rolada na beira do coração" (2010).

Sobre Michel

Autor de Pirituba que já teve obras traduzidas para o espanhol, inglês e árabe, Michel Yakini-Iman faz parte do movimento de literatura das periferias de São Paulo. É co-idealizador do Sarau Elo da Corrente (Pirituba), colaborou como colunista no portal Na Galera F.C, dedicado ao futebol de várzea (2021), já participou de atividades literárias na Alemanha, Argentina, Chile, Cuba, Espanha, França, México, Egito e Paraguai e é autor de "Na medula do Verbo" (2021), "Amanhã quero ser vento" (2018), "Crônicas de um Peladeiro" (2014) e "Acorde um Verso" (2012).

Fonte: Visão do Corre
Compartilhar
Publicidade
Publicidade