PUBLICIDADE

RJ inicia vacina contra dengue em crianças e adolescentes

Segunda dose contra dengue é para público entre 10 e 14 anos. Em outra frente, vacinação contra gripe acontece em metrôs

23 mai 2024 - 08h37
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro inicia a aplicação da segunda dose da vacina contra a dengue para crianças e adolescentes que já tomaram a primeira dose. Além dessa campanha, outra ação acontece em estações de metrô entre 8h e 16h.
Faixa etária da campanha contra dengue foi selecionada pelo MS por apresentar maior risco de hospitalização pela doença
Faixa etária da campanha contra dengue foi selecionada pelo MS por apresentar maior risco de hospitalização pela doença
Foto: Edu Kapps/SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro inicia a aplicação da segunda dose da vacina contra a dengue em 23 de maio para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A vacina está disponível em todas as 238 unidades de Atenção Primária do município, a partir das 14h (confira a sua unidade de saúde de referência aqui).

Conforme orientação do Ministério da Saúde (MS), a segunda dose da vacina começa a ser aplicada em crianças e adolescentes que tomaram a primeira dose do imunizante há três meses, conforme data da dose inicial aplicada.

A faixa etária da campanha foi selecionada pelo Ministério da Saúde por apresentar maior risco de hospitalização pela doença.

A campanha de vacinação contra a dengue para este público-alvo começou no dia 23 de fevereiro, e, até o final da primeira etapa da campanha, aplicou mais de 130 mil doses do imunizante.

Para receber a vacina, o menor de idade deve estar, preferencialmente, acompanhado de um responsável e apresentar documento de identidade e comprovante de vacinação, se disponível.

Quem teve quadro recente da doença deve aguardar seis meses desde o início dos sintomas para receber a primeira dose da vacina, e 30 dias para aplicação da segunda dose – se o quadro de dengue foi após a aplicação da primeira dose.

As contraindicações para o imunizante são para quem teve alergia grave a um dos componentes de uma vacina ou após uma dose anterior da mesma, indivíduos imunocomprometidos, indivíduos com infecção por HIV sintomática e gestantes ou em período de amamentação.

Vacinação contra gripe nos metrôs

A estação do metrô da Carioca volta a receber um ponto de vacinação contra a gripe, que funcionará nos dias 22 e 23 de maio. O objetivo de ampliar o acesso da população levando o imunizante a locais de grande circulação de pessoas.

O ponto de vacinação estará localizado no mezanino e vai funcionar das 8h às 16h. Esta semana haverá pontos de vacinação também nas estações do metrô da Saens Peña, de Triagem, do Maracanã, de Botafogo, do Cantagalo, da Pavuna e de Colégio.

Os dias e horários de funcionamento em cada estação estão disponíveis aqui.

Fonte: Visão do Corre
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade