Yoga é suficiente para manter a forma depois dos 50? Veja o que a ciência diz
A prática pode trazer benefícios como a melhora da flexibilidade, tônus muscular e ajudar no combate a hipertensão
Com o passar dos anos, as dores musculares e os desconfortos no corpo tornam-se cada vez mais frequentes. Ao se aproximar dos 50, é comum sentir incômodos em regiões que você nem sabia que existiam, e essas queixas só aumentam com o tempo, especialmente se você leva uma vida sedentária e passa horas sentado no trabalho.
Para evitar esses problemas, o exercício físico é essencial. E o yoga tem sido apontado por muitos como uma alternativa eficaz, por manter corpo e mente ativos. Ainda assim, muita gente resiste à prática por causa da imagem que se popularizou: a de uma mulher sentada de pernas cruzadas, em silêncio, buscando paz interior, algo que parece mais distante de um treino do que de fato um exercício que queima calorias ou ajuda a manter a elasticidade do corpo.
Mas basta uma rápida busca no Instagram para ver pessoas realizando posturas de yoga complexas, que transmitem saúde, flexibilidade e excelente forma física. A questão que surge é: praticar yoga pode mesmo ajudar a manter uma boa condição física depois dos 50?
Os benefícios do yoga
Segundo a Fundação Rey Ardid, especializada no cuidado de pessoas idosas que vivem sozinhas, o yoga contribui para a tonicidade muscular, algo fundamental em uma fase da vida em que o corpo tende a ficar mais rígido, os movimentos diminuem e os ossos se tornam mais frágeis. A prática regular melhora a postura, aumenta a flexibilidade e fortalece os ossos, o que ajuda a prevenir quedas e lesões.
...
Veja também
Hipertensão: o que é, sintomas e como baixar a pressão alta
Dor muscular: como aliviar e remédios
Um especialista responde se o yoga pode nos fazer ganhar mais músculo
O efeito da yoga e da meditação em nosso estado de consciência, de acordo com um novo estudo
3 posturas de yoga para começar a praticar em casa hoje mesmo