Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Você caminha, mas a barriga continua inchada? Depois dos 40, o motivo pode estar no seu "segundo cérebro"

Se a barriga não vai embora mesmo com dieta e caminhada, saiba o que pode estar por trás disso e como mudar esse cenário de vez.

26 jan 2026 - 15h22
Compartilhar
Exibir comentários
@Shutterstock
@Shutterstock
Foto: Minha Vida

Após os 40 anos, muitas mulheres começam a notar mudanças no corpo, especialmente o aumento da gordura abdominal — aquela "barriguinha" que não desaparece mesmo com longas caminhadas e uma alimentação equilibrada.

O que poucas pessoas sabem é que esse acúmulo de gordura também é um reflexo direto das transformações hormonais que ocorrem durante a perimenopausa e a menopausa. A nutricionista Thays Pomini explica que a queda nos níveis de estrogênio é um dos principais fatores por trás dessa mudança. "Essa redução hormonal favorece a redistribuição da gordura corporal, especialmente na região do abdômen, e ainda aumenta a resistência à insulina, dificultando a queima de gordura e estimulando seu acúmulo", destaca.

Para melhorar o aspecto da barriga, é preciso muito mais do que caminhar — é necessário cuidar do segundo cérebro do corpo humano: o intestino.

Leia mais: O nutricionista Luis Gil explica algumas dicas para perder de 5 a 10 quilos sem complicações: "Podem parecer bobas ou simples, mas se você colocá-las em prática, vai notar a diferença"

Por que a gordura abdominal aumenta depois dos 40?

Com a chegada da perimenopausa e da menopausa, o metabolismo desacelera naturalmente, ou seja, o corpo passa a gastar menos energia em repouso. "A taxa metabólica basal diminui, e isso faz com que seja mais fácil ganhar peso mesmo sem grandes mudanças na alimentação ou na rotina", aponta Thays.

...

Veja mais

Veja também

Se você quer perder a pochete de vez, seu café da manhã deve incluir esses 7 alimentos

Pouca gente sabe, mas esse chá 'esquecido' é um santo remédio para desinchar e tirar a fissura por açúcar

Caminhar após os 60 faz bem, mas essa outra atividade pode trazer ainda mais benefícios para a saúde

Quer começar a treinar em 2026? Conheça os tênis mais vendidos no Mercado Livre para uma rotina fitness

A ciência tem um conselho universal para queimar calorias caminhando: não se trata de não descansar, mas sim do contrário

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade